Promover a reinserção e a readaptação social do associado por meio de passeios a pontos turísticos de Ubá e a pontos turísticos de cidades históricas, considerando a escolha e consenso entre os associados. Busca-se oferecer ao associado um bem-estar, a alegria e ao mesmo tempo despertar o gosto por conhecer novos lugares, minimizando as tristezas e angustias. Além de proporcionar aos participantes do projeto uma melhor qualidade de vida.
Propósitos:
– Efetivar a Andorinhas como espaço de alta expressão artístico/cultural que potencializa e valoriza o protagonismo de cada sujeito, proporcionando formas de inserção social, tendo a arte como uma possível geração de renda;
– Contribuir com o processo de crescimento artístico/cultural das cidades de Ubá e região, estimulando a consciência social e despertando na comunidade o desejo de apoiar projetos como esse oferecido pela Andorinhas.
Público-alvo:
Pessoas com idade acima de 18 anos com sofrimento mental, que fazem uso ou abuso de álcool ou outras drogas e realizam tratamento na rede pública de saúde, independente da sua orientação sexual.
É as oficinas são abertas ao público-alvo e sem custo monetário (como cobrança de mensalidades). Contudo, é necessário que os participantes estejam em tratamento em algum serviço de saúde mental do município de Ubá ou da microrregião de saúde abrangente: Ervália, Coimbra, Visconde do Rio Branco, Guiricema, São Geraldo, Brás Pires, Senador Firmino, Dores do Turvo, Divinésia, Presidente Bernardes, Tocantins, Rodeiro, Guidoval, Rio Pomba, Guarani, Piraúba, Mercês, Silverânia, Tabuleiro.
Democratização:
Poderão participar os associados informados no “publico alvo”, que estão efetivamente cumprindo suas responsabilidades enquanto associados (participando das oficinas escolhidas e realizando o tratamento nos serviços de saúde mental de referência).
O passeio não possui custo monetário para os associados, além de toda decisão ser conversada em assembleia com os beneficiados que participam das oficinas desenvolvidas.
Metodologia:
O passeio será realizado no município de Ubá (podendo ser nos municípios da área de abrangência). Quando houver exposições culturais, a equipe irá levar os associados agendando um melhor dia. E quando não acontecer exposições, os associados serão convidados a conhecer alguns pontos centrais do município, entre eles, a prefeitura, sorveteria, museus, patrimônios históricos, dentre outros.
Número de participantes:
Entre 15 e 30 associados beneficiados.
Carga horária:
Conforme cada programação de passeio.
Local de realização:
Sede da Andorinhas– Artes e Culturas (Associação Ubaense de Saúde Mental): Rua Coronel Júlio Soares, 802 – Caxangá, Ubá.