Ubá, MG – A oficina de fotografia da Andorinhas (Associação Ubaense de Saúde Mental – Artes e Culturas), ministrada pela designer e fotógrafa Aline Gabriel, promoveu na quarta-feira 31 de outubro a experiência de novos olhares no momento de captação de imagens.
Os participantes foram convidados a exercitar novos ângulos e a explorar os “detalhes” de objetos fotografados. “Levamos os participantes a fotografar artesanatos e pedimos que eles focassem nos detalhes dos objetos e que buscassem ângulos incomuns que pudessem mostrar histórias”, disse Aline. “Por trás de cada fotografia há sempre uma história”, acrescentou ela.
A experiência foi realizada na sede da Andorinhas e os objetos escolhidos para serem fotografados fazem parte de um conjunto de produtos artesanais fabricados em oficinas da própria Associação Ubaense de Saúde Mental – Artes e Culturas.
Sobre a oficina
Oferecida semanalmente, a oficina de fotografia da Andorinhas busca apresentar a fotografia como ferramenta de resgate de valores humanos, auxiliando os participantes-associados a enxergarem suas vidas, sua cidade e, sobretudo, seus novos desafios sob uma nova perspectiva.
A oficina é direcionada a pessoas com sofrimento mental ou em uso abusivo de álcool ou outras drogas e está ligada diretamente com os valores intrínsecos referentes ao resgate psicossocial de cada participante-associado, fazendo com que cada um estabeleça um diálogo sobre o que foi seu passado, como é seu presente e o que almejam para o futuro.
______
Assessoria de comunicação Andorinhas
Fotos: Renato S. M.