Login

Cadastre-se

Publicado por

Musicoterapia é pauta da capacitação do mês de Abril

26 de abril de 2022 | 0 Comentários

Na tarde do dia 13 de abril de 2022, a equipe técnica da Andorinhas – Artes e Cultura (Associação Ubaense de Saúde Mental), promoveu mais um encontro de capacitação para a equipe que atua na assistência do CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas).

Dessa vez, quem esteve à frente foi nosso colaborador Wantuil Alexandre, trazendo-nos o tema “Os Fundamentos da Musicoterapia Aplicada à Saúde Mental”. Formado em psicopedagogia, pedagogia, e com formação em música sacra, Wantuil é maestro e dirige as oficinas ligadas a música.

Na oportunidade, fora abordado o impacto da música como recurso terapêutico para a saúde mental. A musicoterapia surge como uma estratégia que pode ser promotora de qualidade de vida aos sujeitos, diante de tal importância, a música é aplicada enquanto atividade que auxilia na terapêutica proposta pela instituição. A contribuição da musicoterapia nos diferentes contextos tem sido reconhecida por minimizar os efeitos do tratamento, entre outras situações, influenciando diretamente na qualidade de vida do paciente. Por qualidade de vida, entende-se o viver que é bom e compensador em pelo menos quatro áreas: social, afetiva, profissional e saúde.

Os colaboradores presentes passaram também por pequenas experiências causadas pelo efeito da música, interligando e proporcionando aflorar sentimentos e emoções, que posteriormente, Wantuil justificou o impacto desses sentimentos nas oficinas de música e as contribuições dessas vivencias experimentadas pelos pacientes.

SobreAndrêssa

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.