Entre os dias 22 e 24 de setembro, aconteceu em Mariana, Minas Gerais, o “V Encontro Mineiro de Serviços Substitutivos”, com o tema “Reforma psiquiátrica antimanicomial: Uma delicada radicalidade”. O evento era para ter acontecido no ano de 2020, mas devido a pandemia foi adiado.
Participaram do encontro as profissionais da Associação Andorinhas, que prestam serviço para o CAPS AD III de Ubá, a assistente social, Fernanda Parma; a psicóloga, Letícia Tolomeu; a enfermeira e referência técnica, Geísa Tavares e a enfermeira supervisora, Sônia Márcia de Abreu. As profissionais apresentaram dois trabalhos referentes a experiência exitosa no CAPS AD III: “Reforma psiquiátrica antimanicomial: Uma delicada radicalidade” em formato de vídeo e “Relato de caso de um usuário de álcool e outras drogas na prática de redução de danos em serviço especializado – CAPS AD III”.
De acordo com Fernanda Parma, “participar de um evento que pulsa a temática da Saúde Mental é importante para refletirmos nossas condutas enquanto profissionais e proporcionar aos pacientes uma melhor qualidade no atendimento pautado na Atenção Psicossocial e Reforma Psiquiátrica”. A assistente social conclui que “o encontro foi um momento importante onde tivemos a oportunidade de apresentar as experiências cotidianas do CAPS AD III de Ubá, para vários profissionais e usuários e pudemos discutir os desafios enfrentados e algumas experiências de sucesso”.
Sônia Márcia de Abreu, diz que o evento serviu para reafirmar o CAPS de Ubá, como referência em atendimento álcool e outras drogas, servindo de inspiração e de práticas inovadores, principalmente no que se refere à oficina terapêutica e projetos de reinserção social.
Confira algumas imagens: