Login

Cadastre-se

Publicado por

Documentário sobre Bispo do Rosário e Nise da Silveira são exibidos na sede da Andorinhas

21 de maio de 2019 | 0 Comentários

Ubá, MG – A Andorinhas (Associação Ubaense de Saúde Mental – Artes e Culturas) vêm exibindo desde o dia 06 de maio o documentário de Fernando Gabeira sobre a vida de Bispo do Rosário e o filme “Nise: O Coração da Loucura”. As exibições de ambos estão relacionadas ao próximo passeio cultural que acontecerá no dia 22 de maio ao Museu Bispo do Rosário e Instituto Municipal Nise da Silveira, no Rio de Janeiro, como forma de comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

As exibições foram organizadas pelas associadas Fernanda de Freitas Parma Bórtoli e Andressa Maria Nogueira Tebas. Tem ainda o objetivo de aproximar os associados e pacientes do CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras drogas) e CAPS II um pouco mais da história dentro dos manicômios e como há possibilidade de cuidados e de produção através da arte e da valorização da subjetividade de cada sujeito.

Ao final de cada apresentação foram discutidas as formas de tratamento possíveis, valorização de cada oficina desenvolvida nos serviços e o comprometimento de cada um com o próprio tratamento. Foi notado um feedback positivo por parte dos associados/pacientes. “Como Bispo era inteligente, isso é um exemplo para nós”, disse Maurício Valentim Euzébio. “O bordado dele era igual aos nossos, só que ele tinha que fazer as próprias linhas”, relata Josiel Inês Donato, remetendo a uma passagem do documentário onde Bispo desfia tecido velho para conseguir as linhas que usava nos bordados. Para Carlos Fernandes Medeiros, “é preciso valorizar a forma de tratamento atual, lutar por isso, pois antes era muito triste”.

Confira mais imagens:

 

SobreAndrêssa

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.