Login

Cadastre-se

Publicado por

RECURSOS TERAPEUTICOS E REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL. QUAL A FUNÇÃO DO CAPS E DE SUA EQUIPE NESSE PROCESSO?

30 de dezembro de 2020 | 0 Comentários

Entender o processo de reabilitação psicossocial, e os diversos recursos utilizados como tecnologias voltadas para a atenção às pessoas que estão em sofrimento pelo uso abusivo de álcool e outras drogas foi o objetivo da capacitação Saúde Mental com ênfase em Álcool e Outras Drogas ministrada por Sônia Márcia de Abreu, enfermeira, especialista em saúde mental, que aconteceu no dia 16 de outubro de 2020, no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas – CAPS AD III.

Uma ferramenta muito importante em serviços CAPS para fortalecer o vínculo afetivo entre paciente x instituição é a reabilitação psicossocial através de oficinas terapêuticas e tem como desafio promover a autonomia e a inserção social do paciente, resgatando a dignidade, o respeito, a singularidade, a emancipação e a autonomia. O recurso das oficinas transpassa o poder de contratualidade e respeito, e não pode ser realizada para ocupar o tempo ocioso, e principalmente, não pode ser visto como um trabalhinho e/ou lembrancinha como forma de ridicularizar o paciente.

 As influências no processo de reabilitação psicossocial estão na organização de uma equipe dentro do serviço, pelo tempo que sua prática é exercida, pela área de atuação profissional, pela hospitalidade, pela liberdade que proporciona e pelo lugar que se coloca na vida sendo um processo contínuo e dinâmico.

As oficinas terapêuticas devem assumir o papel de transformar a vida do paciente, fazendo parte de um processo que deve ser somado a outras iniciativas de resgate da cidadania e a reinserção social.

Sobreeditor

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *