Login

Cadastre-se

Publicado por

MUNICÍPIO DE UBÁ RECEBE O PRÉ SEMINÁRIO ANDORINHAS DE SAÚDE MENTAL

31 de agosto de 2022 | 0 Comentários

Na tarde da última quarta-feira, 24/08/2022, o município de Ubá recebeu o pré-seminário Andorinhas de Saúde Mental com o objetivo de discutir assuntos relacionados ao manejo e à assistência em saúde mental para pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas.

O público alvo do pré-seminário são os profissionais de saúde do município e demais da rede intersetorial. O encontro foi conduzido pela equipe técnica da Associação Andorinhas, que presta assistência no CAPS AD III, dispositivo da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Ubá/MG, Geísa Tavares, referência técnica e enfermeira, Dr. Antônio Henrique, médico clínico geral e Welerson Carneiro, psicólogo. O encontro contou com a presença de profissionais que atuam na área de saúde de Ubá e de outros municípios. A mesa de abertura do seminário foi composta pelo prefeito Dr. Edson Teixeira Filho e o vice-prefeito e secretário municipal de saúde, Dr. Antônio Carlos Jacob, juntamente com Fernanda Parma, assistente social da Andorinhas e Patrícia Colli coordenadora em cuidados mentais.

Na ocasião foram abordados temas como redução de danos, reabilitação psicossocial, reinserção social, atendimento individual e em grupo, trabalho em rede e técnicas para lidar com a condução de crises e maneiras de trabalhar esses conceitos na atenção primária. O Dr. Antônio apontou que em dado momento os usuários da atenção especializada em saúde mental expiram cuidados em relação a queixas clínicas que podem ser acompanhadas pela atenção primária. Welerson e Geísa apontaram a importância de fortalecer o vínculo com os usuários como forma de favorecer a manutenção do tratamento, bem como facilitar o manejo das crises. Ao final do evento, o público pode escutar a fala de dois usuários do serviço de CAPS AD III do município de Ubá, Júlio Maciel e Geraldo Higino que contaram um pouco de suas histórias, a maneira pela qual encontravam-se antes de iniciar o tratamento e a melhoria na qualidade de vida que eles possuem hoje.

Confira algumas imagens:

SobreAndrêssa

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.