Entre Ruas e Pincéis – saiba mais sobre o projeto patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura do Governo de Minas Gerais

Compartilhe:

Entre Ruas e Pincéis – saiba mais sobre o projeto patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura do Governo de Minas Gerais

Entre Ruas e Pincéis é um projeto que está sendo realizado pela Andorinhas – Artes e Culturas (Associação Ubaense de Saúde Mental) com patrocínio do Fundo Estadual de Cultura do Governo de Minas Gerais. O recurso foi adquirido através do edital FEC 01/2017, protocolo 2018.12.0239.

O projeto teve início em abril desse ano, visando a reinserção social através da arte e cultura de pacientes dos serviços de saúde mental de Ubá e região. No dia 01 de julho de 2021, a coordenadora do projeto Sônia Márcia de Abreu e Fernanda de Freitas Parma Bórtoli, estiveram reunidas com os participantes/beneficiados pelo projeto.

Na ocasião, puderam ouvir dos associados participantes o feedback sobre a participação nas oficinas de artes. Tivemos vários relatos positivos, de como faz diferença na vida das pessoas projetos de valorização de subjetividades desconhecidas, quando é dado oportunidade de um cuidado ampliado, considerando para isso todas as formas de assistência, inclusive a psicossocial.

 Essa reunião também foi momento de ouvir importantes relatos dos participantes, o que demostra a importância de projetos como esse. “Minha vida não era fácil”, “mas vocês me acolheram”, “agora sei que posso fazer muita coisa e ser feliz sem precisar usar drogas”, “minha mente abre quando estou pintando e a criatividade vai só aumentando”, relata Robson Dias Pedro. Paulo Antônio do Nascimento também deu seu depoimento: “Meu mundo era limitado a usar drogas e dormir. Quando comecei a pintar não achei que poderia fazer uma coisa tão bonita. Agora quando olho eu nem acredito, mas foi eu que fiz, isso é muito bom”. João de Paiva Júnior diz: “eu fico numa felicidade, e nem preciso beber pra isso, minha casinha na tela é do jeito que pensei, não vou mudar mais nada, agora ela vai ser branquinha”, explica quando questionado sobre a mudança na cor na casa que está pintando.

Todos puderam dar seus depoimentos, e o mais importante, refletir sobre possibilidades que achavam que não tinham e como é possível mudar o rumo da própria história. Tendo para isso participação e corresponsabilidades nas oportunidades que lhes são oferecidas.

Questões referentes a primeira exposição também foram discutidas, presença de familiares, organização da abertura da exposição, os convites, registros e uma primeira conversa sobre o grupo ter uma camisa específica do projeto, assunto este que será discutido em momento oportuno. Vale lembrar que as oficinas de artes com a técnica de pintura a óleo sobre tela acontecem uma vez na semana na sede da Andorinhas, localizada na Rua Monsenhor de Paiva Campos, 143, Centro, Ubá – MG, com a participação de uma média de 22 integrantes, necessariamente em atendimento pelos serviços de saúde mental de Ubá.

Confira imagens:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *