Login

Cadastre-se

Publicado por

CONCEITOS SOBRE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E SEUS EFEITOS

29 de setembro de 2020 | 0 Comentários

Em 18 de setembro de 2020, aconteceu o quarto encontro do projeto de Educação Continuada em Saúde Mental com Ênfase em Álcool e Outras Drogas e Yuri Luz Felipe, médico psiquiatra do CAPS AD III apresentou o tema “Conceitos sobre substâncias psicoativas e seus efeitos”. O encontro teve o intuito de informar quais são as substâncias mais utilizadas no nosso meio e quais as abordagens possíveis diante de um quadro de intoxicação aguda. No decorrer da capacitação o profissional fez uma introdução esclarecendo conceito de drogas e quais os efeitos de cada substância no organismo. Além de demonstrar para a equipe como identificar a intoxicação por substâncias psicoativas, foram discutidas as diferentes e possíveis formas de abordagem.

Cocaína, anfetaminas e análogos, álcool, inalantes, opiáceos, LSD e seus efeitos no organismo foram objetos de estudo no momento da capacitação. As drogas podem ser classificadas através de sua ação no sistema nervoso central e essas ações causam atividades depressoras, estimulantes e perturbadoras. Sendo assim, foram discutidos os tipos de abordagens que devem ser realizadas com os pacientes quando iniciam o tratamento, principalmente quando se encontram em momentos de intoxicação. Foram apresentados os sintomas para realizar uma boa anamnese e a importância de saber e observar o quadro clínico, o diagnóstico clínico e qual tipo de conduta deverá ser adotada.

Ressaltou-se ainda a importância de se atentar para as alterações físicas e psíquicas no paciente intoxicado admitido na enfermaria e, avaliar primeiramente seus dados vitais, estado de consciência e alterações comportamentais. O psiquiatra destacou também a importância de lembrar que lidamos com pessoas, independentes de serem dependentes químicos ou não.

SobreAndrêssa

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *