Colegiado regional de Saúde Mental visita Andorinhas e realiza reunião em sede da entidade

Compartilhe:

Colegiado regional de Saúde Mental visita Andorinhas e realiza reunião em sede da entidade

Ubá, MG – Membros do Colegiado de Saúde Mental da Região de Saúde de Ubá estiveram na tarde da terça-feira 11 de dezembro na sede da Andorinhas (Associação Ubaense de Saúde Mental – Artes e Culturas). Na ocasião, os visitantes puderam conhecer as instalações da sede da entidade, inaugurada recentemente na rua Monsenhor Paiva Campos, nº 143.

Os visitantes foram recepcionados por associados que frequentam as oficinas da Andorinhas, representados por pacientes atendidos pelo CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras drogas) e aqueles que frequentam o CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial).

Os membros do Colegiado, incluindo o psicólogo e coordenador da Saúde Mental de Ubá Lucas Mollica Antonucci, puderam conferir de perto telas pintadas a óleo, fotografias e demais produtos artesanais e artísticos feitos na Associação Ubaense de Saúde Mental.

A visita do Colegiado de Saúde Mental da Região de Saúde de Ubá, na presença de profissionais ligados aos municípios de Miraí, Visconde do Rio Branco, Ubá, Rio Pomba, Tocantins, Ervália, Senador Firmino, ainda contou com uma recepção especial do grupo de canto coral da Andorinhas, que apresentou duas canções de seu repertório musical, entre elas, o hit Andorinhas, famoso na interpretação de Trio Parada Dura.

Após a exibição musical, cada associado presente se apresentou e deu um boas-vindas aos visitantes. As falas, inclusive, serviram para que cada associado pudesse fazer o seu testemunho pessoal e dizer espontaneamente sobre o que pensam do atendimento realizado pelos profissionais do CAPS AD III, do CAPS II e da própria Andorinhas.

“Frequento o CAPS AD III há um bom tempo e posso dizer que hoje já sou outra pessoa”, disse Antônio de Oliveira. “Aqui é como uma família”, disse Carlindo Moreira, em uma fala de valorização e reconhecimento aos profissionais que trabalham nos CAPS.

Além de Antônio e Carlindo, estavam presentes e também expressaram suas falas os associados Antônio de Pádua, Edgar Martins, Carlos Fernandes Medeiros, Josiel Inês Donato, Etelvino José Morais, Bruna de Araújo, Lairson Lopes Rafino, Maria Aurélia da Silva, Flávia Conceição Alves de Paula, Geísa Aparecida Tavares, Stéfano de Oliveira, Sônia Márcia de Abreu, Letícia Tolomeu e Fernanda Parma.

Recepção feita, o Colegiado de Saúde Mental da Região de Saúde de Ubá se reuniu em espaço cedido na Andorinhas para um encontro de profissionais atuantes nos dispositivos da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) e interessados no fortalecimento da saúde mental Antimanicomial.

Apresentação do trabalho em saúde mental desenvolvido pelo NASF Miraí, elaboração de estratégias regionais de enfrentamento à desconstrução da política de saúde mental antimanicomial, entrega dos monitoramentos das equipes CAPS (produção, situação de composição das equipes) foram alguns dos tópicos discutidos na reunião.

Confira mais imagens da visitação:

______

Assessoria de comunicação Andorinhas

Fotos: Renato S. M.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *