Artista plástico da Andorinhas apresenta a associados projeto que aproxima oficinas

Compartilhe:

Artista plástico da Andorinhas apresenta a associados projeto que aproxima oficinas

Ubá, MG – Estimular, a partir de fotografias feitas em oficina, um olhar diferente para temas que possam ser aproveitados em pintura, e que façam sentido ou que digam algo de experiências pessoais dos próprios participantes que atuam na oficina de pintura em tela.

É, basicamente, esta a mensagem do artista plástico Vermelho, responsável pela oficina de pintura em tela, apresentada aos associados da Andorinhas (Associação Ubaense de Saúde Mental – Artes e Culturas), em reunião realizada na segunda-feira 17 de setembro.

A proposta cita o projeto intitulado “Arapucas – Um jogo de [ des ]pegar Sujeitos”, ou no dizer do proponente, “Ou como a Andorinhas podem tramar sua: Liberdade”. Arapucas seria “um dispositivo de trabalho coletivo entre as oficinas de fotografia, usando as imagens produzidas pelas andorinhas nas fotografias como gatilho para a produção das pinturas”.

“Assim”, conforme destaca texto do projeto, “ao mesmo tem que a fotografia gera material imagético para as pinturas a partir do olhar singular de cada andorinha, ao mesmo tempo que a própria construção de pinturas vai disparando um outro olhar pictórico para as fotografias. Duas produtoras de imagens (pintura e fotografia) colocadas diante de si, como espelhos reveladores da subjetividade e da realidade das pessoas do projeto.”

Na presença dos associados Stéfano Oliveira, Aline Gabriel, Diego Neves, Fernanda Parma, Gabriela Dias Moreira Souza, Letícia Tolomeu e Sônia Márcia de Abreu, Vermelho explicou que a ideia de aproximar as oficinas de fotografia e a de pintura em tela, tende a promover a autonomia e a reflexão do próprio ato de pintar. “O ‘como’ é ou pode ser considerado mais importante na arte”, disse o artista plástico, chamando a atenção para um olhar experimental e ao mesmo tempo crítico.

Uma das inúmeras oficinas oferecidas pela Andorinhas, a oficina de pintura em tela ocorre sempre às segundas-feiras na sede da entidade. Dez entre quinze associados participam das atividades orientadas desde o mês de agosto pelo artista plástico vermelho.

Para saber mais sobre a oficina de pintura em tela, clique aqui.

______

Assessoria de comunicação Andorinhas

Foto de destaque: Aline Gabriel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *