ALTO CAPARAÓ, A TRAVESSIA DO IMPOSSÍVEL
Todas as dores podem ser suportadas, se você as puser em uma história ou contar uma história sobre ela. (Karen Blixen 1885-1962)
Entre os dias 15 e 17 de maio de 2023, a Andorinhas promoveu mais uma edição da viagem cultural, tendo como destino a encantadora cidade de Alto Caparaó. Vale destacar que a viagem cultural contempla o fruto de um árduo trabalho em direção à reinserção social, o gozo da cidadania, lazer e cultura das pessoas em sofrimento mental.
A região de Caparaó é conhecida por suas deslumbrantes cachoeiras, poços naturais, trilhas com mirantes surpreendentes e também pela produção e exportação de um dos melhores cafés do Brasil. Além disso, abriga uma das cadeias de montanhas mais altas do país, com destaque para o Pico da Bandeira, com 2.890 metros de altitude, o terceiro mais alto do Brasil.
Durante as trilhas pelas montanhas e os mergulhos nas cachoeiras, alguns participantes enfrentaram dificuldades em percorrer o trajeto devido às limitações físicas ou às repercussões negativas do uso prejudicial de substâncias psicoativas. Mas para todos sem exceção se impôs a dificuldade em atravessar o impossível daquele momento. No entanto, o maior obstáculo que a viagem.
O ser humano é multifacetado e precisa encontrar satisfação em diversas dimensões de sua vida, como emocional, intelectual, social, familiar e profissional. Tratando de pessoas em sofrimento mental e as que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, sua própria condição impõe dificuldades na realização dessas dimensões. Durante muito tempo, o foco esteve apenas na doença mental, buscando a remissão dos sinais e sintomas, negligenciando o que poderia ser oferecido ao paciente para que ele pudesse ir além de sua condição. Por essa razão, a reinserção social se faz tão importante, pois proporciona às pessoas a oportunidade de transitar por lugares que normalmente não teriam acesso em seu dia a dia, preenchendo, mesmo que minimamente, a lacuna da falta de oportunidades para acessar a cultura, o lazer e a cidadania que lhes foram tirados em algum momento.
Essa viagem cultural representa mais um passo nessa jornada de transformação e busca pela integralidade da pessoa em sofrimento mental, oferecendo experiências enriquecedoras e possibilitando que cada participante ultrapasse seus próprios limites.
A seguir, confira algumas imagens dessa viagem cultural: