Saiba sobre o Projeto de Agendas 2021 da Andorinhas

Compartilhe:

Saiba sobre o Projeto de Agendas 2021 da Andorinhas

O projeto de produção de agendas teve início em 2016. Idealizado pela Andorinhas (Associação Ubaense de Saúde Mental – Artes e Culturas), é um projeto que visa angariar fundos para a manutenção de ações de inclusão social, entre eles, as oficinas de pintura em óleo sobre telas, fotografia, oficina de música  e prioritariamente o projeto de passeios culturais.

A capa da edição 2021 da Agenda Andorinhas, faz parte de um conjunto de imagens registradas durante as oficinas de fotografia e expressão artística conduzida pela fotógrafa Aline Gabriel.

A imagem escolhida para compor a capa foi registrada por Antônio Carlos Vieira, morador da FHEMIG, e ilustra uma trajetória onde parecia haver uma construção previsível e sólida que começa a se desfazer diante de tanto imprevisto em meio ao desconhecido, vivenciado em um ano “diferente”.

O propósito da capa ainda é lhe conduzir a uma interpretação visual, onde é possível observar não só o que “desorganiza”, o que “despedaça”, mas também que é possível renascer, mudar e transformar. Imagem essa que reforça a frase escolhida: “Vivam a imaginação, pois ela é nossa realidade mais profunda”, de Nise da Silveira.

No interior das agendas, você terá a oportunidade de conhecer um pouco das obras produzidas na oficina de artes plásticas, conduzida pelo artista plástico Vermelho. Estas contêm as imagens das pinturas em óleo sobre telas, que buscam sempre enaltecer a vida através das cores, da subjetividade, dos valores e vivências individuais. Promovendo, valorizando e resgatando a autoestima e a cidadania de sujeitos excluídos pelo transtorno mental, social e cultural que o uso abusivo de substâncias psicoativas traz.

Falar dessa produção é também dizer de uma equipe comprometida, que atua com base nos princípios da reforma Psiquiátrica, mas que além de tudo tem um compromisso com a vida do outro.

Importante dizer: os recursos adquiridos com a venda das agendas serão revertidos em ações para manutenção de ações de reabilitação psicossocial e ajudarão a promover projetos de vida em benefício da dignidade humana, do respeito e da cidadania dos próprios associados-paciente.

Confira abaixo, imagens captadas das visitas realizadas por associados, em Ubá:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *