Oficina Terapêutica de Culinária

Compartilhe:

Oficina Terapêutica de Culinária

A oficina de culinária também é um dos muitos recursos utilizados por nós, enquanto equipe que visa o resgate e o fortalecimento de vículos afetivos, sobretudo porque sabemos que o ato de cozinhar para alguém, é uma das formar mais puras de demonstrar amor ao próximo. No entanto, na Andorinhas a culinára ainda é usada como importante ferramenta no processo de reiserção social, pois traz reflexões coletivas sobre a relação entre associados, família e equipe num momento prazeroso de preparo dos alimentos. A organização desse momento se inicia quando os associados são convocados a trazer uma receita de casa, a partir disso já experimentamos o processo de resgate afetivos sobre as receitas de família, cadernos de receitas e muitas histórias vividas e relembradas fazendo com que as recordações venham a tona resgatando momentos únicos vividos entre família. Cada participante ainda é orientado quanto a higiene pessoal, do ambiente e dos utensilios.

OBJETIVOS:

Estimular e valorizar o consumo de alimentos preparados em casa;

Estabelecer valores culturais, sociais e familiares no preparo do alimento;

Trabalhar a coordenação motora, concentração e raciocínio;

Resgatar e fortalecer laços afetivos familiares, culturais e sociais;

Desenvolver habilidades e responsabilidades no preparo do próprio alimento;

Trazer para o cotidiano dos associados receitas da culinária local, além de orientação quanto ao preparo dos alimentos, higienização pessoal e do ambiente a ser utilizado.

Proporcionar a interação dos associados (trabalho em equipe) e resgatar as lembranças afetivas, melhorar a autoestima e redescobrir novos sentidos para a vida;

Contribuir com o processo de crescimento cultural e gastronômico da região de Ubá e de Minas.

Público-alvo:

Pessoas com sofrimento mental, que fazem uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas;

Familiares dos associados;

Pessoas em momento de fragilidade emocional;

Mulheres vítimas de violência doméstica.

Acessibilidade e democratização:

A execução da oficina ocorre em local, acessível na sede da Andorinhas. Podendo ser visitada, durante o dia em horário comerial, ou com agendanento prévio.

Metodologia:

A oficina ocorre uma vez por semana, com carga horária de 3 horas. No início de cada mês é realizada uma reunião e se coloca em discussão quais receitas que serão desenvolvidas – Cada participante fica responsável por trazer a receita, os ingredientes são comprados pela associação e a oficina de culinária acontece às quintas feiras no período da tarde.

Número de participantes:

Entre 4 e 10 associados beneficiados.

Carga horária:

Período de 3 horas semanais, turno da tarde, totalizando 12 horas mensais. Duração de 12 meses.

Local de realização:

Sede da Andorinhas– Artes e Culturas (Associação Ubaense de Saúde Mental): Rua Coronel Júlio Soares, 802 – Caxangá, Ubá.

______

Assessoria de comunicação Andorinhas

Foto/Montagem: Reprodução