Conhecer o mar: um sonho que a Andorinhas proporcionou aos pacientes da Rede de Saúde Mental de Ubá e região

Compartilhe:

Conhecer o mar: um sonho que a Andorinhas proporcionou aos pacientes da Rede de Saúde Mental de Ubá e região

Ubá, MG – A Andorinhas (Associação Ubaense de Saúde Mental – Artes e Culturas) promoveu no último dia 22 de maio uma viagem para um grupo de 32 pessoas entre familiares, equipe, associados e pacientes da rede de Saúde Mental de Ubá e região.

Na oportunidade, pacientes de Ubá e cidades vizinhas, como Tocantins, Rodeiro, Tabuleiro, Guiricema, Colônia Padre Damião, Diamante, que também participam de atividades de produção e geração de renda na sede da associação, puderam participar do passeio com destino ao Rio de Janeiro. Entre os locais visitados, a praia foi um dos lugares mais esperado, despertando curiosidade e imaginação dos associados. Encantaram-se com a quantidade de água, com a cor da areia e com a maresia. “Deus é perfeito”, relata João Cardoso Batista.  Foi um momento singular tanto para associados como para equipe que acompanhava o grupo e vivenciou a emoção sentida por eles.

A fotógrafa e oficineira da Associação, Aline Souza Gabriel, descreve bem esse momento:

“Viajar com os meus alunos e amigos da Associação Andorinhas ao Rio de Janeiro foi uma troca de experiências muito rica. Todos estavam ansiosos para ver o mar e foi emocionante participar deste momento ao chegar ao Rio de Janeiro. Os olhos brilhavam diante da imensidão azul, me senti privilegiada em poder registrar as reações dos que contemplavam o mar pela primeira vez. Para além do mar e do compartilhamento durante a viagem, as expedições culturais até ao Museu Bispo do Rosário, Museu de Imagens do Inconsciente e Hotel da Loucura nos proporcionou várias experiências estéticas e nos aproximou um pouco mais da arte contemporânea. Os alunos ficaram espantados com tantas possibilidades de materiais e objetos que estão em nosso cotidiano e que, no entanto, podemos nos apropriar de maneira artística e conferir a eles nossa própria interpretação do mundo a nossa volta”.

Confira imagens deste momento:

 

__________

Fotos: Aline Gabriel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *