Ubá, MG – Os integrantes do canto coral da AUSM (Associação Ubaense de Saúde Mental) fizeram a sua primeira exibição pública na noite da segunda-feira 3 de setembro. A apresentação ocorreu na Fupac (Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá), durante o intervalo do dia de abertura da 5ª Semana da Psicologia da instituição de ensino.
A apresentação contemplou um repertório de doze clássicos da música popular brasileira, entre eles: Tocando em frente, de Almir Sater; As andorinhas, do Trio Parada Dura; e O trem das onze, de Adoniran Barbosa. As interpretações musicais foram acompanhadas por estudantes, professores, associados da Associação Ubaense de Saúde Mental e convidados.
“Primeiro contato com o público. Deu pra ver que estavam nervosos, porém, eles dominaram a apresentação”, destacou Wantuil Alexandre de Andrade Lima, professor de música, integrante do canto coral e orientador do projeto de oficina de música da AUSM ao lado da musicista Tatiane Maria Silva de Andrade. “Gostei da apresentação. Com o tempo a gente vai melhorando”, reconheceu o participante do canto Antônio de Padua.
Avaliação positiva fizeram também convidados presentes, que ao final da apresentação prestigiaram o desempenho do grupo de canto e a importância do projeto desenvolvido pela AUSM. “Trabalhar reabilitação não é fácil. É um dos trabalhos mais difíceis que existem”, disse Lucas Mollica Antonucci, psicólogo e coordenador da Saúde Mental no município de Ubá.
Na oportunidade, Antonucci ainda destacou a participação dos estudantes, em especial os de psicologia, que prestigiaram e cantaram junto boa parte do repertório musical com os integrantes do canto coral. “Eles [os estudantes] têm formação muito difícil e um evento como este deixa os estudantes mais próximos da realidade que não é a deles”, destacou o coordenador da Saúde Mental.
Além de Antônio de Pádua, professor Wantuil e a musicista Tatiane, integraram o canto coral na Fupac Letícia Tolomeu, Flávia Alves de Paula, Carlindo Moreira da Silva, Antônio de Pádua, João Batista Paiva, Lairson Lopes, Antonio Oliveira, Carlos Fernandes Medeiros e o flautista Alexsandro Canedo, presente ao ato como convidado especial.
Sobre o projeto de oficina de música da AUSM
Uma vez por semana um grupo de pacientes do CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras drogas) se reúne na sede da AUSM (Associação Ubaense de Saúde Mental), na rua Monsenhor Paiva Campos – número 143, para participar de uma oficina de música.
O projeto social é realizado às sextas-feiras no período da manhã e compreende a prática e transmissão de noções de técnica vocal, canto coral e introdução de instrumentos musicais, conforme destacam os orientadores da oficina, o maestro e professor Wantuil Alexandre de Andrade Lima e a musicista Tatiane Maria Silva de Andrade.
A AUSM na 5ª Semana de Psicologia da Fupac
Além da apresentação do canto coral, a AUSM (Associação Ubaense de Saúde Mental) participa da 5ª Semana da Psicologia da Fupac (Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá) com exposições de telas e artesanatos produzidos por associados-pacientes.
O evento na Fupac ocorre entre os dias 3 e 6 de setembro.
Assessoria de comunicação AUSM
Foto de destaque: Aline Gabriel