Na noite da última segunda-feira, 10/07, a Andorinhas realizou a abertura da exposição “Entre Ruas e Pincéis” na Câmara Municipal dos Vereadores. Esta exposição apresenta as obras produzidas pelos associados durante a viagem cultural a Paraty-RJ, realizada no ano de 2022. A exposição “Entre Ruas e Pincéis” é fruto do projeto de artes visuais promovido pela Associação Andorinhas (Associação Ubaense de Saúde Mental) há vários anos. O projeto visa à reinserção social por meio da técnica de pintura a óleo sobre telas, direcionado a pessoas maiores de 18 anos, com sofrimento mental relacionado ou não ao uso prejudicial de álcool e outras drogas, que estão em tratamento nos dispositivos de saúde mental de Ubá, e também podem incluir participantes de outros municípios da mesma microrregião de saúde.
A exposição abrange vários projetos de reinserção social promovidos pela Andorinhas. A mostra atual apresenta obras dos associados com o tema “Paraty”, referindo-se à cidade histórica do Rio de Janeiro que foi o destino do projeto de viagem cultural realizada em 2022, e que acontecem todos os anos custeada pelo projeto de agendas. Todas as obras retratam a inspiração que eles trouxeram dos principais pontos visitados em Paraty. Atualmente, as oficinas de artes visuais e fotografia da Associação Andorinhas são conduzidas pela arte-educadora e artista visual Aline Gabriel.
As obras em exposição nasceram do desejo de reviver boas histórias e criar novas memórias a partir da nutrição estética e da vivência subjetiva de cada participante. Elas retratam as emoções que sentiram e o que puderam observar e vivenciar. Alguns associados tiraram fotografias dos pontos que mais gostaram para posteriormente produzirem suas obras nas oficinas.
Além do produto final, é importante ressaltar o valor terapêutico do processo de criação em um espaço acolhedor de troca de experiências, onde habilidades e criatividades adormecidas pelo processo de adoecimento encontram novas formas de potencializar e valorizar cada sujeito. Busca-se através da oficina favorecer a autonomia, a cidadania e a identidade dos participantes. A oficina se manifesta como um ambiente de construção de saberes, tendo a pessoa como protagonista de sua própria história, permitindo-o experimentar e desenvolver suas técnicas e processos. Desta maneira, o intuito é incentivar a criatividade e o compartilhamento de suas singularidades, provocando-os novas perspectivas sobre si mesmos.
Durante a abertura, Sônia, enfermeira supervisora e coordenadora dos projetos da Andorinhas, destacou que as ações de reinserção social promovidas pela associação são uma caminhada de quase 20 anos no município de Ubá e têm apresentado resultados muito importantes. Ela ressaltou que as emendas parlamentares concedidas à Andorinhas neste ano têm garantido a continuidade do projeto, evitando sua interrupção. O associado Geraldo Higino também teve a oportunidade de compartilhar sua experiência com o projeto de artes visuais, expressando sua gratidão por ter sido contemplado e mostrando-se motivado a continuar participando. É importante destacar que todos os associados envolvidos no projeto de artes visuais estão vinculados ao CAPS AD III e CAPS II, dispositivos de saúde mental da Secretaria de Saúde de Ubá.
A exposição estará aberta ao público de 10/07/2023 a 17/07/2023, durante o horário comercial na Câmara Municipal.
Abaixo, estão algumas fotos da abertura: