Andorinhas promove workshop sobre tinta orgânica

Compartilhe:

Andorinhas promove workshop sobre tinta orgânica

A Associada e estudante de Ciências Biológicas, Andrêssa Maria Nogueira Tebas, vem desenvolvendo com os associados/pacientes, do CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras drogas), um workshop sobre tintas orgânicas durante a oficina de Expressão Artística.

O workshop tem o intuito de trazer uma alternativa para se fazer arte com materiais acessíveis que a natureza nos oferece em abundância, seja em casa ou em qualquer lugar. Bem como conscientizar sobre a importância da utilização de produtos naturais na redução a emissão de efluentes químicos – corantes sintéticos e produtos auxiliares nocivos – melhorando a qualidade de vida e atendendo a crescente demanda de produtos fabricados de acordo às normas e conceitos de preservação ambiental e responsabilidade social.

As tintas orgânicas são extraídas de vegetais e minerais, que a natureza nos oferece e que são matéria-prima abundante para a produção dessas tintas.  Algumas delas estão em nossos jardins, (como as flores e a terra) e acabam passando despercebidas. Ou estão na nossa cozinha como os legumes e as verduras; beterraba, repolho roxo, pó de café, couve, açafrão, colorau, cenoura. Das plantas são obtidos pigmentos de várias partes: raiz, caule, casca, folhas, flores e frutos.

O processo de produção de tinta orgânica é bem simples: basta misturar água e cola branca a um ingrediente natural que foi anteriormente batido no liquidificador com água. O uso e aplicações das tintas naturais são os mais diversos, é possível tingir tecidos, papel, alimentos e cosméticos.

Participaram do workshop os associados: Adilson Mendes, Antônio Carlos Vieira, Antônio de Pádua da Costa e Wander Jalis da Costa.

Os associados utilizaram para a confecção de suas tintas: o açafrão para a pigmentação amarela; colorau, para laranja; terra, para marrom; e folha de mamoeiro, para a cor verde. As tintas foram utilizadas na composição de um painel que está sendo feito na oficina de Expressão Artística, desenvolvida pela fotógrafa e designer Aline Souza Gabriel.

Confira imagens:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *