Login

Cadastre-se

Publicado por

Andorinhas promove oficina de Fotografia e Expressão Artística

18 de julho de 2019 | 0 Comentários

Ubá, MG – A Andorinhas (Associação Ubaense de Saúde Mental – Artes e Culturas) vem desenvolvendo desde março deste ano uma oficina de fotografia e Expressão Artística, desenvolvida pela fotógrafa e designer Aline Souza Gabriel.

Esta proposta tem por objetivo incentivar um pensar as artes visuais, a imagem como forma de comunicação, sendo assim, pretende-se priorizar as oficinas como um espaço de diálogo, onde buscamos fazer maiores perguntas afim de provocar debates, reflexões e com isso o despertar da aprendizagem. Pois, através dessas práticas estas oficinas podem contribuir para promover o resgate da criatividade e quem sabe da autoestima e da identidade destes alunos.

O desenvolvimento das oficinas tem como base a leitura e a produção de imagens como principal ferramenta de arte e de aprendizagem. O ideal é contribuir com o compartilhamento de saberes e promover o diálogo entre os três grupos: os alunos, a equipe de saúde e a sociedade. Para tanto, esta proposta envolve principalmente os ensaios fotográficos em locais públicos, bem como a pratica da leitura de imagens e ao final, a produção de expressões artísticas que podem caracterizar em uma arte hibrida de apropriações estéticas valendo-se de técnicas de pintura, bordado, colagem, assemblagem e outras. Deste modo, a oficina de expressão artística ficará a cargo de envolver os alunos a pensar a imagem para além da fotografia e de aparatos tecnológicos, onde os alunos poderão editar suas fotografias de modo manual, por meio de recorte e colagens. Portanto, terão a oportunidade de contar suas próprias histórias, assumindo seu lugar de fala, se expressando através da arte e das múltiplas interpretações produzidas por eles.

As oficinas de fotografia e expressão artística acontecem na segunda e quarta-feira, respectivamente. No horário de 13h às 15h30. Dentre os participantes da oficina de fotografia estão: Carlindo Moreira da Silva Filho, Adilson Mendes, Wander Jalis da Costa, Antônio Carlos Vieira, Aluízio Raimundo Januário e Antônio de Pádua da Costa.

Confira imagens das oficinas:

Montagem da câmera escura. Na foto, os alunos Antônio de Pádua, Adilson Mendes e Wander Jalis.

Câmera escura. Na foto, Antônio de Pádua e Wander Jalis.

Montagem do painel, oficina de Expressão Artística.

Montagem do painel, oficina de Expressão Artística. Na foto, Aline Gabriel, Antônio de Pádua, Wander Jalis e Adilson Mendes.

Montagem do painel, oficina de Expressão Artística.

 

____________

Fotos: Aline Gabriel

 

SobreAndrêssa

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.