A contribuição da Andorinhas na Luta Antimanicomial

Compartilhe:

A contribuição da Andorinhas na Luta Antimanicomial

O movimento da luta antimanicomial se caracteriza pela busca dos direitos das pessoas com sofrimento mental e ao estigma de que se deve isolar para tratar. O movimento faz lembrar que como todo cidadão, estas pessoas têm direito fundamental à liberdade. Devido a isso, surgiram os serviços substitutivos com os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

Neste sentido, a Andorinhas (Associação Ubaense de Saúde Mental – Artes e Culturas) desenvolve projetos de inclusão social, em busca da autonomia, trabalho coletivo, fortalecimento de vínculos familiares e sociais. No CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras drogas), a Associação atua na reabilitação psicossocial para pessoas que apresentam sofrimento mental devido ao uso prejudicial de álcool e outras drogas, amparando tanto o paciente como sua família.

Como forma de comemoração do Dia da Luta Antimanicomial, a Andorinhas promoveu em 2018 e 2019 um passeio cultural. Contudo, a comemoração do 18 de maio de 2020 foi adiada, este ano não foi possível realizar nosso passeio cultural devido ao cenário atual da pandemia do novo coronavírus. Sendo assim, fizemos este vídeo para relembrarmos como foram os passeios dos últimos dois anos e esperamos que em breve possamos vivenciar esses momentos juntos.

Link do canal no Youtube:

______________________

Foto: Produtora Seven

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *