Projeto de Produção de Agendas

Compartilhe:

Projeto de Produção de Agendas

O projeto de produção de agendas teve início em 2016, é um projeto que  visa comercializar agendas para  angariar fundos para a manutenção da Associaçao, e contribuir  com a manutenção de outros projetos de inclusão social, especialmente com a viagem cultural que acontece anualmente em comemoração ao dia da Luta Antimanicomial.

Esse é um projeto amplo que trabalhamos durante todo ano, apesar do principal objetivo ser a arrecadação finaceira com a venda das agendas, não deixamos de fazer também de forma que valorize e reforce o protagonsimo dos nossos associados.

Para que isso aconteça, organizamos todas as etapas do projeto com a participação e decisões conjuntas entre equipe, associados e patrocinadores. Quase todas as oficinas terapêuticas que acontecem tem um “elo” direta ou indiretamente com o projeto de agendas. Como exemplo, podemos citar as oficinas de pinturas em telas, fotografias, literatura e a própria viagem cultural, que  são fontes de inspiração para compor tanto a capa, como o conjunto de fotos no miolo das agendas.

Para  que todo processo acontença, considerando o contexto de reabilitação psicossocial ao qual priorizamos, várias reuniões acontecem durante o ano em função do projeto de agendas, com a participação do associados.

Inicialmente em decisão conjunta são avaliados quais fontes inspiradoras irão fazer parte das agendas do determinado ano, após essa decisão, os associados supervisionados pela fotógrafa resposável pela oficina, vão a campo fazer as imagens que serão usadas na capa e também no miolo das agendas. Esses registros acontecem na oficina de fotografias, durante as viagens, passeios ou especificamente para a composição das agendas.

Uma segunda etapa do processo, essas fotos, são separadas e tratadas para depois serem selecionadas, sempre com a participação dos associados, nesse momento em uma oficina de inclusão digital. Logo em seguida em avaliação conjunta é escolhido a foto que irá compor a capa, e outras 10 ou 12 que irão no miolo das agendas.

Após esse processo, já com o projeto em mãos, “escopo” das agendas, equipe e associados saem em busca dos patrocinadores e apoiadores, ambos com uma página de destaque no miolo ou na contra capa das agendas, já com reuniões pré-agendadas. Nessas reuniões, apresentamos o tema trabalhado na capa e ouvimos sugestões ou críticas construtivas em relação a arte, temas, posicionamentos de fotos etc.

Em média são impressas de 500 a 800 agendas, e a receita usada para custear a gráfica são destinados pelos nossos apoiadores. As agendas prontas e entregues, partimos para mais uma etapa, que é sair pela cidade, junto com associados e familiares, para de fato efetuar a venda desse produto. Vale resaltar que esses momentos também são considerados num processo de reabilitação psicossocial, como importante espaço de troca social, de valorização, de exercerem a cidadania, o direto de ir e vir, e de circulação nos lugares. Direitos esses muitas vezes negados pela condição de adoecimento, estigma e preconceito que o trastorno mental ou o uso prejudicial de álcool e outras drogas traz.

Durante a realização do projeto, em todo conjunto de ações  percebemos que os participantes reencontram de forma consciente num processo de manifestação pessoal, onde todos esses encontros são parte importante de trasformação humana e social.

Importante dizer: os recursos adquiridos com a venda das agendas serão revertidos para custear as vigens culturais que acontecem anualmente e em  ações de reabilitação psicossocial e ajudarão a promover projetos de vida em benefício da dignidade humana, do respeito e da cidadania dos próprios associados.

Propósitos e intenções do projeto:

– Captar recursos com a comercialização das agendas da Andorinhas para ajudar na manutenção da entidade e de ações de inclusão social por meio da arte, cultura e economia solidária de pessoas com transtorno mental e que fazem uso abusivo de drogas.

– Vincular a produção das agendas às próprias oficinas e projetos promovidos pela Andorinhas, como forma de valorizar e divulgar a produção artística e cultural e a participação de cada associado em produções realizadas.

– Efetivar a Andorinhas como espaço social de alta expressão artístico/cultural que potencializa e valoriza o protagonismo de cada sujeito, proporcionando formas de inserção social, tendo a arte como uma possível geração de renda.

– Fazer do projeto das agendas mais um símbolo do processo de crescimento artístico/cultural das cidades de Ubá e região, estimulando a consciência social e despertando na comunidade local e regional o desejo de apoiar projetos oferecidos pela Andorinhas.

Público-alvo:

Associados, familiares e equipe.

Público geral vinculado à Zona da Mata Mineira, que ao adquirir as agendas da Andorinhas ajuda em ações sociais a favor de pessoas com sofrimento mental, que fazem uso ou abuso de álcool ou outras drogas.