A capa da edição 2020 da Agenda Andorinhas (Associação Ubaense de Saúde Mental – Artes e Culturas) vem sendo discutida com a equipe e associados considerando o retorno positivo da edição passada.
As imagens escolhidas fazem parte de um conjunto de fotografias registradas em uma das expedições nas oficinas de fotografia e expressão artística e orientada pela fotógrafa Aline de Souza Gabriel.
Participam também dessa oficina: Wander Jalis da Costa, Carlindo Moreira da Silva Filho, Antônio de Pádua da Costa, Antônio Carlos Vieira, Etelvino José Moraes, Adilson Mendes e Aluízio Raimundo Januário.
Durante as atividades os participantes ficam livres para registrar coisas e lugares que tenham algum significado individual, são orientados a buscar através das lentes das câmeras pontos de vistas nunca antes observados pelos mesmos.
Nesse seguimento, a orientadora da oficina abre espaço para a expressão artística e subjetiva considerando as vivências e valores individuais, assim como alívio de sofrimento desse grupo quase sempre excluído e estigmatizado pelo preconceito em relação a dependência química.
No conjunto, as fotografias feitas pelos associados reunidas na edição 2020 da agenda serão considerados o desejo e o valor individual de quem fez o registro das imagens escolhidas. A arte da fotografia passa a ter, assim, um uso consciente de manifestação pessoal e pode ser percebida como uma ferramenta importante de transformação humana e social.
Importante dizer: os recursos adquiridos com a venda das agendas serão revertidos em ações para manutenção de ações de reabilitação psicossocial e ajudarão a promover projetos de vida em benefício da dignidade humana, do respeito e da cidadania dos próprios associados-paciente.
Confira imagens da escolha das fotos:
______________
Fotos: Diego Neves