Saiba sobre o projeto de agendas 2022 da Andorinhas

Compartilhe:

Saiba sobre o projeto de agendas 2022 da Andorinhas

O projeto de produção de agendas teve início em 2016, idealizado pela Andorinhas – Artes e Culturas (Associação Ubaense de Saúde Mental), é um projeto que visa angariar fundos para a manutenção de ações de inclusão social, entre eles, as oficinas de pintura em óleo sobre tela, fotografia, oficina de música e prioritariamente o projeto de passeios culturais.

A capa da edição 2022 da Agenda Andorinhas, faz parte do projeto intitulado “Entre Ruas e Pincéis” que é patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura do Governo de Minas, contém no interior das agendas um conjunto de imagens registradas durante as oficinas de fotografia e expressão artística conduzida pela fotógrafa Aline Gabriel.

A imagem escolhida para compor a capa ilustra a rua como espaço de criação artística, proporcionando às pessoas que vivem em nível de desigualdade social, econômica e psicológica uma atividade artística terapêutica através da arte.

O propósito da capa ainda é lhe conduzir a uma interpretação visual, na qual é possível a reabilitação e inclusão social através da arte, no cenário urbano, onde a circulação dos sujeitos se dão de maneira a procurar alívio do sofrimento, muitas vezes com o uso de substâncias psicoativas. Neste mesmo espaço também é possível uma nova construção, através da qual novas possibilidades de alívio e de projetos de vida surgem através do contato artístico e cultural.

No interior das agendas, você terá a oportunidade de conhecer um pouco das obras produzidas na oficina de artes plásticas da Andorinhas. Estas contêm as imagens das obras confeccionadas sob a técnica de pintura a óleo sobre tela, e que buscam sempre enaltecer a vida através das cores, da subjetividade, dos valores e vivências individuais. Promovendo, valorizando e resgatando a autoestima e a cidadania de sujeitos excluídos pelo sofrimento social e cultural que o uso abusivo de substâncias psicoativas traz.

Falar dessa produção é também dizer de uma equipe comprometida, que atua com base nos princípios da reforma psiquiátrica, mas que além de tudo, tem um compromisso com a vida do outro.

Importante dizer que: os recursos adquiridos com a venda das agendas serão revertidos em ações para manutenção de ações de reabilitação psicossocial e ajudarão a promover projetos de vida em benefício da dignidade humana, do respeito e da cidadania dos próprios associados-paciente.

Confira imagens da agenda Andorinhas 2022:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *