Login

Cadastre-se

Publicado por

Oficina de estamparia

16 de setembro de 2021 | 0 Comentários

A oficina de estamparia apresenta-se como um recurso terapêutico para os participantes ao estimular, através da expressão artística, a socialização, o reconhecimento, a reinserção social e a responsabilização pelo tratamento.

A técnica escolhida, para a condução da oficina de estamparia, foi a de Serigrafia, popularmente chamada de Silk-screen. É uma técnica simples de estampa em tecido e papel. A Serigrafia, ou silk-screen, é um processo de estampa no qual a tinta é vazada, pela pressão de um rodo, através de uma tela preparada, normalmente de seda ou nylon. É uma técnica manual e segue os seguintes passos para seu desenvolvimento:

1. Colocar a peça que será estampada em uma base determinada;

2. dispor a moldura na tela procurando garantir que esta não fique enrugada, atrapalhando o design;

3. depositar e espalhar a tinta por todo o tecido através de uma espátula, fazendo pressão para que esta atravesse-o;

4. retirar a tinta em excesso;

5. deixar secar ao ar livre.

É uma técnica muito usada para produção de camisetas, confecção de posters, quadros, peças de arte e diversos tecidos comerciais. Neste momento a oficina está voltada para produção de estampas nas bolsinhas de tecido que serão utilizadas como embalagens do projeto de Agendas 2022.

Ao participar da oficina de estamparia, os participantes são levados a se socializarem entre si e com sociedade, uma vez que eles vão expor o trabalho que fora realizado. Este processo implica o reconhecimento e a reinserção social. É um trabalho que viabiliza o autocuidado e a responsabilização de cada um com seu tratamento, uma vez que, se o participante fizer o uso abusivo de qualquer substância ele não conseguirá estampar, seja pelos sintomas da intoxicação aguda ou pelos sintomas da abstinência. Seja em uma folha de papel, tecido, couro, tela em branco ou na vida, cabe a quem estampa dar vida e sentido a sua própria existência.

SobreAndrêssa

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.