Login

Cadastre-se

Publicado por

O trabalho voluntário na saúde mental

9 de julho de 2019 | 0 Comentários

O trabalho voluntário, como o próprio nome diz, é o trabalho prestado por pessoas físicas, sem remuneração às entidades públicas sem fins lucrativos, e está previsto na Lei 9.608/98. As atividades praticadas podem ser de diversas áreas, onde o voluntariado dedica seu tempo, seu talento e sua criatividade para ajudar outras pessoas. Não é por ser um trabalho voluntário que pode ser feito de qualquer maneira, ao contrário, requer muita responsabilidade e compromisso, além do amor ao próximo e de ter consciência das questões sociais.

Neste sentido, a Andorinhas (Associação Ubaense de Saúde Mental – Artes e Culturas) vem contando com ajuda de alguns voluntários nas oficinas de artes e de produção e geração de renda. Atualmente tem participado do trabalho voluntário: Ione Marta de Oliveira Balbino, Conceição das Dores Rodrigues Paiva e Dorminda da Cunha Bettio.

O trabalho voluntário tem se tornado um importante fator de crescimento das organizações sem fins lucrativos, como é o caso da Andorinhas. O voluntariado tem as pessoas no centro do desenvolvimento das relações. A solidariedade são valores morais socialmente constituídos como virtudes das pessoas que se dispõem a ajudar. É uma iniciativa de prestígio social, visto que a doação do tempo de trabalho é para ajudar quem precisa, contribui para um mundo mais justo e mais solidário.

Valor emocional e melhoria da autoestima:

Dona Dorminda da Cunha Bettio, uma das voluntárias da Andorinhas, relata que a motivação em fazer trabalho voluntário foi herdada do seu pai, que sempre gostou de ajudar os menos favorecidos. Diz ainda que desde muito nova, ainda adolescente, criou esse hábito e se sente muito bem podendo ajudar. Além da Andorinhas, ela desempenha trabalho voluntário em outros locais como cadeia, congado, etc. “Quando estou aqui eu não me sinto nem cansada nem velha, vocês que me ajudam a viver, a paz de poder ajudar é muito boa, eu vejo tanta coisa…como é bom poder ajudar, todos me respeitam em qualquer lugar que eu vou, gosto muito de fazer isso, é muito gratificante”.

O trabalho voluntário além de proporcionar um crescimento pessoal e profissional, contribui para o fortalecimento dos laços afetivos e para o desenvolvimento de habilidades pessoais tanto da pessoa que contribui quanto das pessoas que são beneficiadas pelo trabalho voluntário.

 

Ione Marta de Oliveira Balbino

Dorminda da Cunha Bettio

Conceição das Dores Rodrigues Paiva

SobreAndrêssa

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.