Login

Cadastre-se

Publicado por

NOVEMBRO AZUL, MÊS DO AUTOCUIDADO

9 de novembro de 2022 | 0 Comentários

O “Novembro Azul” é uma campanha tradicional de conscientização em favor da prevenção do câncer de próstata e de outras doenças que afetam diretamente os homens. O objetivo da data é estimular o diagnóstico precoce, juntamente com o tratamento eficaz, a fim de garantir a manutenção da saúde masculina. Essa campanha visa também quebrar tabus, uma vez que o câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico (toque retal). Por isso, muitos preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são dores ósseas, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Dentre os fatores de risco estão histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio), raça (homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer) e obesidade.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre os exames a serem realizados. A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

O mês de novembro foi o escolhido, pois o dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Durante todo o mês, ações são realizadas com o objetivo de alertar sobre a doença. Um simples exame pode salvar sua vida. Não deixe que aquilo que você pensa que é masculinidade te impeça de se cuidar! Autocuidado é estar em dia com a sua saúde. Seja um homem que cuida de você mesmo neste Novembro Azul!

SobreAndrêssa

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.