Foi dada a largada nos preparativos para a viagem cultural a Paraty

Compartilhe:

Foi dada a largada nos preparativos para a viagem cultural a Paraty

Os colaboradores da associação Andorinhas juntamente com os pacientes do CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Outras Drogas) deram início aos preparativos para a viagem cultural que terá como destino a cidade de Paraty-RJ. A viagem cultural é promovida anualmente pela Andorinhas como forma de contribuir para a reinserção social dos pacientes que acessam os dispositivos de saúde mental do município de Ubá, cumprem seu projeto terapêutico e participam dos projetos fomentados pela Associação.

Tradicionalmente as viagens culturais acontecem no mês de maio como maneira alternativa de se comemorar a luta antimanicomial. Já estiveram na rota de destino a cidade de São João Del Rey, Hotel da Loucura, Museu Bispo do Rosário, Jardim Botânico em Juiz de Fora entre outros destinos. Neste ano de 2022 o destino escolhido pelos pacientes foi a visita aos pontos turísticos e as praias de Paraty-RJ.

Toda a viagem é financiada pelo projeto de agendas desenvolvido e executado pela Andorinhas. Os pacientes, juntamente com os colaboradores, saem de porta a porta oferecendo as agendas na comunidade. Todo dinheiro arrecado é revertido para os gastos com a viagem. Os pacientes participam ativamente desse processo e são levados também a se responsabilizarem pelo seu tratamento, visto que não basta apenas vender as agendas, é necessário cumprir seu projeto terapêutico.

Os pacientes estão aguardando ansiosos para o dia da viagem. Dentre os que estão com maior expectativa, Carlindo Moreira diz que “Da última vez que fomos na viagem cultural no Rio de Janeiro só molhamos o pé na água do mar, dessa vez eu vou nadar até”. Fiquem ligados nos próximos capítulos dessa aventura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *