Compreende a prática e transmissão de noções de técnica vocal, canto coral e introdução de instrumentos musicais. Consiste também em apresentar as importantes manifestações musicais do país, desenvolvendo atividades de trabalho em equipe e performance musical. Busca oferecer aos associados um ambiente que priorize o bem-estar, a alegria e ao mesmo tempo despertar o gosto pela música minimizando as tristezas e angustias.
Propósitos:
– Realizar apresentações em eventos acadêmicos, culturais, de saúde da região e festivais.
– Efetivar a Andorinhas como espaço de alta expressão artístico/cultural que potencializa e valoriza o protagonismo de cada sujeito, proporcionando formas de inserção social, tendo a arte como uma possível geração de renda.
– Contribuir com o processo de crescimento artístico/cultural das cidades de Ubá e região, estimulando a consciência social e despertando na comunidade o desejo de apoiar projetos como esse oferecido pela Andorinhas.
Público-alvo:
Pessoas com idade acima de 18 anos com sofrimento mental, que fazem uso ou abuso de álcool ou outras drogas e que realizam tratamento na rede pública de saúde, independente da sua orientação sexual.
As oficinas são abertas ao público-alvo e sem custo monetário (como cobrança de mensalidades). Contudo, é necessário que os participantes estejam em tratamento em algum serviço de saúde mental do município de Ubá ou da microrregião de saúde abrangente: Ervália, Coimbra, Visconde do Rio Branco, Guiricema, São Geraldo, Brás Pires, Senador Firmino, Dores do Turvo, Divinésia, Presidente Bernardes, Tocantins, Rodeiro, Guidoval, Rio Pomba, Guarani, Piraúba, Mercês, Silverânia, Tabuleiro.
Acessibilidade e democratização:
A execução das oficinas ocorre em espaço aberto ao público-alvo. O local é acessível e com rampas, banheiro amplo e sem escadas. Com espaço apropriado para ensaios de performances que visam eventos culturais como: apresentações de música (Canto Coral), por exemplo.
Toda decisão a respeito da oficina pode ser tema de conversa e de assembleia com os associados e que participam das atividades desenvolvidas.
Metodologia:
A oficina ocorrerá uma vez por semana, com carga horária de 3 horas semanais. Roda de conversa e gostos musicais são considerados desde o primeiro encontro, como forma de elaboração de repertório a ser ensaiado nos demais encontros, para que haja apresentação em eventos do município ou da região, entre eles, seminários em faculdade, eventos de cultura e de saúde como fóruns e palestras relacionadas com a saúde mental.
Número de participantes:
Entre 10 a 15 associados beneficiados.
Carga horária:
Período de 3 horas semanais, totalizando 12 horas mensais. Duração de 12 meses.
Local de realização:
Sede da Andorinhas– Artes e Culturas (Associação Ubaense de Saúde Mental): Rua Coronel Júlio Soares, 802 – Caxangá, Ubá.
______
Assessoria de comunicação Andorinhas
Foto de destaque: Renato S. M.