Login

Cadastre-se

Publicado por

Associados da Andorinhas participam do curso de Horta Caseira oferecido pelo CRAS Agroceres

19 de abril de 2019 | 0 Comentários

Associados da Andorinhas participaram durante três dias do curso de Horta Caseira realizado pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com o sistema FAEMG, Sindicato dos Produtores Rurais e o CRAS Agroceres.

Estiveram presentes no curso, Wander Jalis da Costa, Adilson Mendes, Flávia Conceição Alves de Paula e Andrêssa Tebas. O curso foi ministrado pela Cleicimar Canuto Costa – professora, geóloga, consultora ambiental, especialista em orgânicos, plantas ornamentais e medicinais.

Durante os três dias aprenderam sobre competências básicas, específicas e gerenciais para criação e manutenção de uma horta caseira. Como escolher as hortaliças, local adequado, preparo de substrato, produção de mudas em sementeiras, transplantio das mudas, preparo de canteiro, composto orgânico, biofertilizantes, controle de pragas e doenças naturais, bem como colheita e pós-colheita.

O curso de horta foi disponibilizado pelo CRAS Agroceres para um projeto de geração de renda para a comunidade e ao mesmo tempo transformá-la em uma horta comunitária para incentivar essas pessoas a terem acesso a alimentos de qualidade.

De acordo com Andréa Cristina de Almeida, coordenadora do CRAS Agroceres, o Projeto Horta Caseira tem como objetivo incentivar os usuários na prática de uma alimentação saudável, nutritiva, saborosa, com mais variedade, além de economizar, previne e até pode curar doenças. Alimentação com menos aditivos químicos, agrotóxicos e mais frescos, bem como incentivar o trabalho em equipe e o manejo da terra proporciona lazer e prazer, pois sabemos que uma alimentação saudável e de boa qualidade é um direito de todos.

O convite à Andorinhas, segundo Andréa, surgiu pelo encaminhamento do Banco de Alimentos, e logo gostou da parceria já que tinha conhecimento do projeto de horta no CAPS AD III.

Confira abaixo imagens do curso:

     

SobreAndrêssa

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.