Login

Cadastre-se

Publicado por

Associados da Andorinhas participam do 1º Encontro Científico e Cultural na Fupac

3 de dezembro de 2018 | 0 Comentários

Ubá, MG – Associados da Andorinhas (Associação Ubaense de Saúde Mental – Artes e Culturas) participaram na sexta-feira 30 de novembro do 1º Encontro Científico e Cultural, organizado pelo curso de Enfermagem da Fupac (Faculdade Presidente Antônio Carlos).

Estiveram presentes no evento, Antônio de Oliveira, Carlos Alberto Simeão, Maria Madalena de Souza Gomides, Flávia Conceição Alves de Paula, Geísa Aparecida Tavares, Stéfano de Oliveira, além de Sônia Márcia de Abreu, uma das palestrantes do Encontro.

Sônia foi uma das três palestrantes convidadas para o Encontro, que marcou simbolicamente o fechamento de semestre do curso de Enfermagem. A associada, que é enfermeira, falou sobre saúde mental para um público de estudantes que lotaram as dependências do auditório da Faculdade Presidente Antônio Carlos.

“Trabalhamos com um sofrimento não visível”, destacou Sônia em sua fala, ao citar ainda a importância de se saber escutar e de não se ter preconceito ao lidar com a temática da saúde mental, em específico, para quem atua no campo de trabalho da enfermagem.

Na ocasião, a associada da Andorinhas teve a companhia das palestrantes e também enfermeiras Renata Duar, do Conselho Regional de Enfermagem, e Jordana Lima, vinculada à obstetrícia do Hospital Santa Isabel. A mediação do 1º Encontro Científico e Cultural foi de Sandra Maria Jannotti Quintão, coordenadora do curso de enfermagem da Fupac.

Perguntada sobre a participação dos associados da Andorinhas no evento, Sandra destacou o compromisso social da entidade e citou que “o trabalho da Andorinhas lançou uma semente” e serviu de inspiração para a realização do 1º Encontro Científico e Cultural.

Barraca da Andorinhas

O 1º Encontro Científico e Cultural da Fupac ainda foi marcado pela exposição de produtos artesanais. Os artesanatos são feitos por pacientes que frequentam o CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras drogas).

Carteiras, agendas, porta-retratos, porta panelas, pesos de porta, porta moedas, panos de prato, confeccionados em oficinas, além da edição 2019 da Agenda Andorinhas, foram ofertados pela barraca de artesanato.

A comercialização de produtos feitos em oficinas da Andorinhas visa a angariar fundos para a manutenção da entidade e de projetos culturais e ações de reabilitação psicossocial em benefício da dignidade humana, do respeito e da cidadania dos próprios associados-pacientes.

Confira abaixo imagens do Encontro:

______

Assessoria de comunicação Andorinhas

Fotos: Renato S. M.

SobreAdministrador

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.