Login

Cadastre-se

Publicado por

Associados da Andorinhas participam de capacitação para Beneficiamento de Legumes e Verduras

1 de agosto de 2019 | 0 Comentários

Ubá, MG – A Andorinhas (Associação Ubaense de Saúde Mental – Artes e Culturas) participou essa semana, nos dias 29, 30 e 31 de julho 2019 de 8h às 17h, de uma capacitação para Beneficiamento de Legumes e Verduras.

A capacitação foi oferecida pelo Banco de Alimentos e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), através da instrutora Lígia Vidigal de Oliveira Ferreira. Teve como objetivo, capacitar usuários e manipuladores de alimentos para o aproveitamento dos legumes e verduras doados pelo banco de alimentos de Ubá.

Essa capacitação faz parte do Programa de Segurança Alimentar oferecido pelo departamento do Banco de Alimentos. Participaram da capacitação os associados: Flávia Conceição Alves de Paula, Wander Jalis da Costa e Paulo César de Almeida Ferreira.

Wander fala da importância que foi participar do curso, que a parte de lavagem das mãos foi a que ele achou mais importante. “São dez passos que temos que seguir sobre a técnica de limpeza das mãos, isso tem que ser feito antes de manusear os alimentos e todas as vezes que precisar, vou passar todas as informações para minha esposa. Nunca mais minha cozinha vai ser a mesma”.

Já Paulo César, chegou da capacitação fazendo planos de procurar uma formação para trabalhar como ajudante de cozinha e do interesse em outros cursos que o Banco de Alimentos irá oferecer. “Quero fazer o curso sobre conservação de polpas e de manuseio dos derivados do leite, vai ser muito bom”.

Flávia de Paula, relata que além da higiene das mãos, foram capacitados sobre os cuidados com cabelo, adereços, roupas, aventais, entre outros, na hora de manusear os alimentos. Além da limpeza do ambiente, cuidados de armazenamento, conservação e cálculos sobre produtos para fazer a desinfecção.

A Andorinhas visualizou nessa proposta mais uma forma de trabalhar a reinserção social dos pacientes da saúde mental, além de proporcionar aprendizados que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das famílias. Toda forma de trabalho coletivo integra as ações da Andorinhas em busca da valorização dos menos favorecidos.

Confira imagens:

 

 

SobreAndrêssa

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.