ANDORINHAS PROMOVE VIAGEM CULTURAL 2022

Compartilhe:

ANDORINHAS PROMOVE VIAGEM CULTURAL 2022

Maio, mês para comemorar!!!

No dia 18 de maio comemora-se no Brasil o dia da luta antimanicomial, no entanto a luta em favor do cuidado em liberdade, humanizado e contrário à tortura manicomial deve ser uma luta diária e não apenas no dia 18 de maio. Nesta data vê-se as equipes de saúde muito empenhadas em fazer mobilizações através de passeatas, desfiles e panelaços, mobilizações essas tão importantes para propagação da nossa luta contra os manicômios e os retrocessos na saúde mental.

No entanto, é possível perceber também que, na prática, a vida das pessoas pelas quais lutamos a fim de garantir uma assistência humanizada e em liberdade não muda muita coisa no que toca o processo de reinserção social, é só mais uma data comemorativa e nada mais.

Tendo sempre a promoção de uma melhor qualidade de vida como objetivo, a Andorinhas, através de seus projetos de reinserção social, (re)inventa a cada ano uma maneira de propiciar um espaço onde seja possível trabalhar a autonomia, a responsabilização e a reinserção social de seus associados. Neste ano de 2022 não foi diferente, a Andorinhas promoveu a viagem cultural que teve como destino as lindas praias e outros espaços culturais de Paraty, no Rio de Janeiro.

As viagens culturais acontecem anualmente todo mês de Maio. É uma prática adotada pela Andorinhas há vários anos como maneira alternativa de se comemorar a luta antimanicomial fazendo de fato a diferença na vida de seus associados, levando-os a circularem em lugares onde até então não são aceitos, como por exemplo bons restaurantes, hotéis, locais culturais, passeios exóticos, entre outros. Através das viagens culturais eles são apresentados à sociedade de um outro lugar sem ser o pedinte, o usuário de drogas, o doido. Aqui eles são os turistas, os cidadãos em uso de sua autonomia e gozando do direito de ir e vir, é disso que se trata a reinserção social.

A Andorinhas tem como parceiro nas viagens culturais a Agência de Viagens Pé na Estrada que sempre nos acompanha nos mais belos destinos nos fazendo ter uma experiência única nos pontos turísticos visitados. Já tivemos como destino da nossa viagem cultural o Jardim Botânico em Juiz de Fora, a visita cultural em São João Del Rey, Tiradentes, em Minas Gerais. Museu Bispo do Rosário e Hotel da loucura, ambos no Rio de Janeiro.

A viagem a Paraty-RJ aconteceu entre os dias 09 e 11 de maio e foi realizada com os pacientes do CAPS AD III de Ubá-MG, os familiares dos pacientes e alguns profissionais da equipe técnica. Ao todo foram 32 pessoas. Tivemos pacientes que representaram a cidade de Rodeiro, São Geraldo, Guidoval e os distritos de Ubá, Colônia Padre Damião, Diamante e Ubari.

No passeio em Paraty visitamos a praia de Iriri com direito a travessia de barco até a ilha do Cedro. Visitamos a aldeia indígena dos Pataxós Hã Hã Hãe. Fomos até a cachoeira da usina e a cachoeira DP tobogã. Fizemos um lindo passeio de jeep e finalizamos com um City Tour maravilhoso em Paraty.

Muitos dos participantes não conheciam a praia e tiveram a oportunidade pela primeira vez. E assim, a Andorinhas segue fazendo a diferença na vida de seus associados. Continuem nos acompanhando nas redes sociais e conheçam nossos projetos. Confiram algumas fotos da viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *