Ubá, MG – A barraca de produtos artesanais da Andorinhas (Associação Ubaense de Saúde Mental – Artes e Culturas) participou no sábado 24 de novembro da Feira do Artesanato, realizada na Praça Guido Molière.
Na ocasião, os associados Stéfano de Oliveira, Geísa Aparecida Tavares, Bruna de Araújo e Carlos Alberto Simeão puderam expor ao público produtos artesanais feitos por pacientes que frequentam o CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras drogas).
Carteiras, agendas, porta-retratos, porta panelas, pesos de porta, porta moedas, panos de prato, confeccionados em oficinas, além da edição 2019 da Agenda Andorinhas, foram ofertados pela barraca de artesanato da entidade.
A comercialização de produtos feitos em oficinas da Andorinhas visa a angariar fundos para a manutenção da entidade e de projetos culturais e ações de reabilitação psicossocial em benefício da dignidade humana, do respeito e da cidadania dos próprios associados-pacientes.
Feira e Semana da Consciência Negra
A participação da Barraca da Andorinhas na Feira “caminha no mesmo rumo dos projetos sociais e de economia solidária implementados no município”, disse Marcela Vieira de Melo, gerente de proteção básica, da Secretaria do Desenvolvimento Social de Ubá.
A edição do sábado da Feira de Artesanato, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Ubá, ocorreu após a edição deste mês, programada para o dia 9 de novembro, ser cancelada por causa de chuvas. Tradicionalmente, a feira acontece na Praça São Januário.
Sobre a feira ser realizada na Praça Guido, Marcela destacou a importância de valorizar ambientes públicos, como a praça localizada ao lado da antiga estação ferroviária. “Precisamos ocupar este espaço”, disse ela.
Junto às barracas montadas na Feira, a Praça Guido ainda foi palco, no mesmo sábado, do encerramento da Semana da Consciência Negra no município. Diversas atrações e manifestações culturas da negritude local foram promovidas no espaço.
Confira imagens captada da Praça Guido:
______
Assessoria de comunicação Andorinhas
Fotos: Renato S. M.