As oficinas de pintura em telas, usando a técnica de óleo sobre telas é um dos recursos terapêutico empregados pela nossa equipe no processo de reabilitação e inclusão social dos nossos associados.
Essa forma de expressão visa o estímulo à criatividade, expressividade e ao desenvolvimento de habilidades artísticos e sociais. Acreditamos que por meio dessa ferrameta contribuimos para o despertar de possibilidades antes adormecidas levando cada sujeito a expressar seus sentimentos, e a partir disso construir sua própria identidade. Além disso, essas atividades promovem a convivência, resgata a autoestima, fortalece laços afetivos sociais, familiares e instituicionias.
Geram ainda, uma produção possível de ser inserida no universo social, artístico e cultural, favorecendo o compromisso com a vida e com as relaçoes sociais.
Objetivos:
– Interferir de maneira positiva, através da arte e da cultura, para a melhoria da condição de vida de pessoas em vulnerabilidade psicossocial, com sofrimento mental ou que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas;
– Efetivar a Andorinhas como espaço acolhedor de alta expressão artístico/cultural que potencializa e valoriza o protagonismo de cada sujeito, proporcionando formas de inserção social, tendo a arte como ferramenta.
– Contribuir com o processo de crescimento artístico/cultural da cidade de Ubá e região, estimulando a consciência social e despertando na comunidade o desejo de apoiar projetos como esse oferecido pela Andorinhas.
Público-alvo:
Pessoas em vulnerabilidade psicossocial;
Pessoas com sofrimento mental;
Pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas;
Familiares dos associados inseridos no projeto;
Mulheres em momentos de fragilidade emocional, conflitos familiares e/ou violência doméstica.
Acessibilidade e democratização:
A execução das oficinas ocorrem na sede da Associação, das 8 às 17 horas num espaço amplo, acessível, arejado, bem iliminado aberto ao publico para visitação.
O espaço ainda conta com uma exposição permanente das obras produzidas nas oficinas.
As exposições também acontecem em outros lugares públicos como espaços cedidos por faculdades, secretarias municipais e espaços culturais, festivais, especialmente porque estes lugares permitem o acesso de pessoas idosas, crianças e pessoas com necessidades especiais.
Caso as obras em exposição sejam adquiridas, o valor é dividido de maneira simbólica: o artista que desenvolveu a obra, recebe uma porcentagem por ela e o restante fica na responsabilidade da Andorinhas para a reposição de materiais como tela, tinta, pincel, aguarrás, dentre outros.
Metodologia:
A oficina ocorre uma vez por semana com carga horária de 6 horas semanais, dividida em dois turnos (manhã e tarde). Para sua realização são consideradas o desejo do associado, sua vivência, experiêcia, suas relações com o mundo que o cerca, além de temas espécificos como: passeios, viagens, animais, natureza, e outros. A supervisão é feita por uma profissional formada em Arte Educação e com o auxílio de outras pessoas da equipe.
Número de participantes:
Entre 10 e 15 associados beneficiados.
Carga horária:
Período de 6 horas semanais, divididos em manhã e tarde.
Local de realização:
Sede da Andorinhas– Artes e Culturas (Associação Ubaense de Saúde Mental): Rua Coronel Júlio Soares, 802 – Caxangá, Ubá.
______
Assessoria de Comunicação Andorinhas