No dia 30 de agosto de 2024, a Andorinhas – Artes e Culturas promoveu sua primeira exposição fotográfica intitulada “Embarque Nesse Trem”, na sede da organização. O projeto visa democratizar e descentralizar o acesso à cultura na cidade de Ubá e região, destacando a importância da preservação da memória ferroviária local.
Ao longo de 2024, os associados realizaram expedições fotográficas por estações ferroviárias da região, com o objetivo de registrar e perpetuar a rica herança cultural desses espaços. Nesta primeira fase do projeto, foram visitadas cinco estações: Praça Guido Marlière, Ligação, Tocantins, Diamante e Peixoto Filho.
Os visitantes do evento puderam apreciar a beleza das obras expostas, contando com a presença de apoiadores, parceiros, associados, equipe técnica e membros da comunidade local. Além da exposição, foi lançada a Agenda 2025, cuja capa apresenta uma fotografia de Felipe Coimbra da Silva, associado que capturou a estação da Praça Guido, em Ubá.
Cada expedição foi uma oportunidade de enriquecimento cultural para os participantes, ressaltando o papel transformador da arte e da memória. Para além dos serviços públicos, acreditamos que a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade passa pela conexão com a história e a cultura da cidade. Romper com a lógica manicomial requer que ocupemos esses espaços e conheçamos nossas raízes.
Este projeto reafirma nosso compromisso com a inclusão e a valorização da cultura local, mostrando que a ligação com nossas tradições pode ser um instrumento poderoso de transformação social.