A edição da Agenda 2025 já começou a ser produzida e traz como tema o mais novo projeto de inclusão social da Andorinhas, intitulado “Embarque Nesse Trem”. Este projeto tem como principal objetivo promover a democratização e a descentralização do acesso à cultura na cidade de Ubá e região. Durante todo o ano de 2024, os associados realizaram expedições fotográficas às estações ferroviárias da nossa região a fim de conhecer e transmitir a riqueza cultural que essas estações trouxeram.
As expedições foram conduzidas pelo associado José Antônio Crispim, que ao longo de sua vida adquiriu um notório saber sobre a história cultural das estações ferroviárias da região. A cada visita às estações, os associados puderam conhecer um pouco da história cultural e ter contato com os moradores próximos das estações, aprofundando-se nas histórias contadas.
A capa desta edição traz um registro do associado Felipe Coimbra, que fotografou a estação da Praça Guido, em Ubá. A cada expedição realizada, foi possível observar o enriquecimento cultural dos associados. Acreditamos que o processo de inclusão social das pessoas em situação de vulnerabilidade ultrapassa o cuidado dentro dos serviços públicos e que, para nos desvencilharmos da lógica manicomial, que insiste no preconceito e na exclusão social, é preciso ocupar e conhecer a história cultural da cidade que habitamos. Continue acompanhando nossos posts para seguir de perto todo o processo de criação.