Sobre Nós
A Associação Ubaense de Saúde Mental é uma organização sem fins lucrativos dedicada a projetos e ações de inclusão social por meio da arte, cultura e economia solidária no município de Ubá-MG.
Foi fundada em 2015 a partir da união profissionais da saúde mental, familiares e amigos que buscam e defendem a causa da saúde mental, acreditando no cuidado humanizado promovido pela reforma psiquiátrica e a luta antimanicomial.
No ano de 2018, surgiu a necessidade de uma nova identidade para a Associação. A partir de uma escolha realizada com os associados, por meio de uma dinâmica de “chuva de ideias”, nasceu o nome “Andorinhas – Artes e Culturas”. Esse nome busca transmitir uma mensagem mais humana, refletindo os princípios da Associação e reforçando um sentimento de pertencimento a um local que une pessoas.
INSPIRAÇÃO
Temos como inspiração os legados da psiquiatra Nise da Silveira, de Franco Baságlia e de Bispo do Rosário, todos pioneiros e precursores da luta antimanicomial no Brasil e no mundo.
ATUAÇÃO
Na saúde, a Andorinhas conta com uma equipe técnica multidisciplinar e especializada em Saúde Mental, sendo responsável pela prestação de serviços no CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas) no município de Ubá, Minas Gerais, desde março de 2016, por meio de licitação.
Nas artes e culturas, a Andorinhas desenvolve projetos em sua sede que proporcionam uma melhoria na qualidade de vida dos associados. A associação executa projetos de reinserção social, tais como Oficina de Pintura sob a técnica de Óleo sobre Tela, Reciclagem de Papéis, Fotografia, Marcenaria, Artesanato (com participação em Feiras de Economia Solidária), Literatura e Poesia (resultando em publicações de livros), Música e Canto Coral, Costura e Bordado, Projetos de Agendas, Culinária, Passeios Culturais e Kit de Parafusos (em parceria com a Oficina do Plástico).
Missão
Promover o bem-estar, a qualidade de vida e a dignidade humana de pessoas em sofrimento mental, por meio de iniciativas voltadas à inclusão social, sustentadas pela expressão artística e cultural. Comprometemo-nos a defender seus direitos, estimular oportunidades para o crescimento individual e coletivo, além de facilitar a construção de redes de apoio afetivo e familiar.
Visão
Ser referência pela atuação na saúde mental, destacando-se pela excelência em projetos de reinserção social, nos quais a arte e cultura são ferramentas transformadoras de vidas, inspirando a sociedade a adotar práticas mais inclusivas e empáticas.
Valores
Integridade em todas as ações, responsabilidade social como princípio, cuidado humanizado como essência, inovação como método, solidariedade como força, e resiliência como virtude.