Login

Cadastre-se

Publicado por

Redução de danos é tema de capacitação da equipe que atua no CAPS AD III de Ubá- MG

22 de julho de 2021 | 0 Comentários

A Andorinhas – Artes e Culturas (Associação Ubaense de Saúde Mental), realiza um projeto de Educação Continuada em Saúde Mental com ênfase em álcool e outras drogas, desde agosto de 2020.

O objetivo principal é capacitar a equipe que atua no CAPS AD III, serviço da prefeitura municipal de Ubá, referência em atendimento para pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas da microrregião de Ubá.

No dia 30 de junho de 2021, o tema estudado foi “A Lógica da Redução de Danos”, apresentado pela supervisora clínico institucional Raquel Martins Pinheiro, que é Terapeuta Ocupacional – FCMMG, especialista em Saúde Mental – ESP MG. Experto em Drogodependências – UCM – Espanha, MBA Executivo em Saúde – FGV, especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde – FIOCRUZ,  ex- diretora e Terapeuta do Centro Mineiro de Toxicomania/ FHEMIG – Belo Horizonte, Membro fundadora da ONG/Terceira Margem Prevenção e Pesquisa em Toxicomania.

Foi apresentado o histórico e as características da Política de Promoção à Saúde e Redução de Danos à equipe, para uma reflexão acerca do trabalho e das perspectivas de cuidado aos usuários de álcool e outras drogas.

Na ocasião, Raquel apresentou sobre o histórico de Redução de Danos no mundo e no Brasil. Apresentou também os diferentes momentos da Redução de Danos, como: projeto, estratégia e ética. Os conceitos, prevenção, estratégias e as principais ferramentas do cuidado: escuta, acolhimento, vínculo, corresponsabilização e matriciamento.

É importante atentar-se que o atendimento às pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas deve ser feito na perspectiva da atenção psicossocial, da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), e da redução de danos. Deverá oferecer uma escuta e cuidado acolhedor, sem julgamentos, pautados nos pilares da Reforma Psiquiátrica e nos princípios do SUS. Tendo sempre o paciente como agente ativo do seu tratamento, sabedor e corresponsável do próprio cuidado.

SobreAndrêssa

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.