Login

Cadastre-se

Publicado por

OUTUBRO ROSA – CAPS AD III

1 de novembro de 2020 | 0 Comentários

A campanha Outubro Rosa acontece desde a década de 1990 com o objetivo de conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Um pouco da história do movimento que começou a surgir nos anos 90 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de Outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo.

No CAPS AD III de Ubá – Minas Gerais, foi realizada uma reunião com os pacientes atendidos no serviço para explicar a causa da campanha com o intuito que eles conversem com suas companheiras, esposas, mães e filhas sobre a importância do autocuidado. Além deles próprios promoverem o autocuidado, uma vez que o Câncer de Mama também atinge a população masculina, mas o índice é significativamente menor quando comparado às mulheres.

Foi feito um painel com frases empoderadas e explicativas sobre a campanha, com o seguinte questionamento: Quem é seu maior tesouro? Cuide-se agora. Cuide-se sempre! E ao centro desse painel, temos um espelho… para que a mulher possa se admirar e perceber o quão importante ela é.

O diagnóstico precoce é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. SE TOQUE!

Ainda como parte da programação para esse mês comemorativo, a Enfermeira Deyse Alves, juntamente com a Psicóloga Letícia Tolomeu e a Assistente Social Fernanda Parma aproveitaram um momento durante a reunião de família mensal para abordar o tema junto aos familiares presentes, reforçando a importância do auto exame.

Portanto, cuide-se. Sua saúde está em suas mãos, á um toque.

Sobreeditor

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.