Esse foi o tema conduzido pela enfermeira Débora Silva Paiva, no último dia 02 (dois) de setembro de 2020. O tema escolhido entre os demais, se fez necessário pela demanda do próprio serviço, onde existe um fluxo grande de pessoas, entre profissionais e pacientes, considerando ainda o funcionamento 24 horas/dia, onde já era importante o controle rigoroso dos cuidados de higiene, e ainda mais agora em época de pandemia. O projeto de educação continuada em saúde mental com ênfase em álcool e outras drogas; vem acontecendo semanalmente no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas – CAPS AD III de Ubá – Minas Gerais, desde agosto deste ano. Organizado pela equipe técnica da Andorinhas – Associação Ubaense de Saúde Mental. O objetivo do referido tema, foi de informar discutir e orientar a equipe sobre estratégias corretas para evitar disseminação de microrganismos e contaminação, assegurando um ambiente livre de propagação de doenças garantindo assim mais segurança para equipe e pacientes que frequentam a instituição diariamente.
Débora reforçou a importância te manter as mãos sempre higienizadas antes e após os procedimentos de enfermagem, mas também de todo cuidado que todos da equipe devem ter com manuseio de alimentos, objetos, lixo, etc. Foi demonstrado na prática como fazer a correta lavagens das mãos.
A equipe técnica da Andorinhas, acredita que essa capacitação trará mais segurança para os pacientes e equipe, uma vez que os temas abordados trazem reflexões sobre respeito, individualidade, cuidados de maneira geral, fundamentais para a segurança e redução do estresse no ambiente de trabalho.
Deixe um comentário: