Login

Cadastre-se

Publicado por

JANEIRO BRANCO, CUIDE-SE

12 de janeiro de 2023 | 0 Comentários

O mês de janeiro é dedicado à campanha de promoção do cuidado com a saúde mental. Ela estimula a importância de cada sujeito, a sua maneira, encontrar formas mais saudáveis de lidar com o adoecimento mental oriundo da rotina exaustiva que produz um desgaste da saúde mental da pessoa. Já é consenso que cuidar da saúde física é fundamental para garantir a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Contudo, nem todo mundo sabe da importância do cuidado com a mente e como os problemas relacionados à saúde mental podem ter consequências graves.  Estresse, ansiedade, depressão são alguns dos tipos de adoecimentos mais prevalentes nos dias atuais.

É típico que o início de cada ano as pessoas fazerem um balanço do que foi o ano que se passou e traçar metas para o ano que se inicia. Observa-se que estes momentos, em muitos casos, são extremamente frustrantes quando se depara com resultados que não foram alcançados. A estratégia de trazer maior evidência para o cuidado com a saúde mental no mês de janeiro vem justamente da ideia de iniciar um novo ciclo de forma saudável e mais tranquila. Assim, o objetivo é propor a reflexão sobre emoções, relacionamentos e expectativas. A cor branca, símbolo da campanha, simboliza uma página em branco, em que a história ainda pode ser escrita. Dentre das estratégias possíveis para cuidar da sua saúde mental estão:

  1. Adote uma alimentação saudável

A alimentação equilibrada é indicada em qualquer contexto de saúde. Isso porque ajuda a manter o bom funcionamento do organismo. Isso inclui as funções cerebrais — como memória e cognição —, a produção de hormônios relacionados ao humor, ao sono e ao bem-estar, além dos níveis de energia. Pessoas com transtornos mentais, como a depressão, apresentam um estado leve de inflamação crônica. A alimentação saudável pode ajudar a combater esse processo inflamatório, enquanto um cardápio disfuncional pode contribuir para o agravamento. Sendo assim, se você ainda não mantém uma dieta equilibrada, busque a ajuda de um nutricionista.

  1. Faça uma terapia com profissional

É comum que as pessoas achem que terapia com profissional é algo indicado somente em casos graves de doenças mentais e emocionais, mas isso não é verdade. Se pensarmos que todos nós temos nossos próprios problemas e que, muitas vezes, não sabemos lidar com eles, a lógica é que devemos procurar auxílio de um especialista. Você não precisa esperar chegar ao limite para buscar a terapia. O tratamento psicológico dá o suporte necessário para conviver com os medos, aumentar a autoconfiança, lidar com os sentimentos, livrar-se das dependências e criar relações mais saudáveis. Todos esses benefícios se refletem não somente na vida pessoal, como na carreira e nos relacionamentos.

  1. Invista na qualidade do seu sono

Dormir bem é mais importante do que se pode imaginar. É durante o sono que o nosso organismo se regenera e faz as regulagens necessárias. Para você ter uma ideia, quem dorme mal pode ter a imunidade baixa por conta da produção ineficiente de anticorpos. Quando falamos em saúde mental, podemos notar ainda mais a importância do sono de qualidade. Não é à toa que algumas pessoas que dormem mal acordam de mau humor, pois essa condição favorece o estresse e prejudica a regulação emocional.

  1. Pratique exercícios físicos

A prática regular de atividades físicas é recomendada não apenas por questões estéticas, mas também pela saúde. Exercitar-se frequentemente melhora a circulação sanguínea e, consequentemente, o sistema cardiovascular. Além disso, leva mais nutrientes e oxigênio para as células.

  1. Saiba escolher com quem se relaciona

O relacionamento tóxico é aquele em que uma pessoa exerce certo poder sobre a outra, que se sente mal, por mais que nem perceba. Infelizmente, eles são mais comuns do que imaginamos e podem acontecer em qualquer relação, como as de trabalho, amizade, afetiva ou entre pais e filhos. Uma relação saudável apresenta diálogo, compreensão, acolhimento e valorização. Ambas as partes do relacionamento têm liberdade de escolha, ou seja, não há sensação de domínio, medo e submissão. Se você reconhece que está em um relacionamento tóxico, é importante se libertar dele.

  1. Pratique o amor-próprio

Na correria do dia a dia, muitas vezes, não paramos para nos contemplar. Qual foi a última vez que você parou, enumerou as suas qualidades e se sentiu bem na própria pele? Saiba que esse momento de autocuidado e amor-próprio é muito importante para a saúde mental. Vivemos um momento em que as críticas parecem vir de todos os lados e é comum que nos deixemos abalar por elas. Com isso, a autoestima é prejudicada e passamos a nos enxergar menos. Se você é do time de pessoas que cuida de todo mundo da família e se deixa por último, tire um tempinho para se admirar e praticar o amor-próprio.

  1. Tenha um tempo para meditar

A meditação é uma técnica que conduz a mente para o estado de relaxamento por meio de respiração adequada e foco. Dessa maneira, diversos benefícios podem ser aproveitados, principalmente os que envolvem a saúde mental, como redução do estresse e da ansiedade, melhora do sono e potencialização da memória e da atenção. Segundo uma pesquisa publicada na revista científica Health & Place, a qualidade do ar influencia diretamente as doenças mentais — quanto pior, maior o risco de enfermidades. Sabemos que nem sempre é possível morar em um lugar com ar puro, mas você pode aproveitar para ir até um local em meio à natureza para meditar e inspirar um ar de melhor qualidade.

Faça o que ninguém é capaz de fazer por você, cuide-se!

SobreAndrêssa

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *