A equipe e associados da Andorinhas (Associação Ubaense de Saúde Mental – Artes e Culturas) organizaram, no último dia 30, uma confraternização para comemorar os aniversariantes do mês de março e abril, o tema escolhido para decorar a festa foi o “circo”. A decoração teve ornamentações bem diversificadas, como palhaços, focas, elefantes, caixinhas de pipocas, trenzinhos, bolo de pipoca, enfeites suspensos e balões. Tudo confeccionado, em material reciclável, feltro e papelão, pelos próprios pacientes com auxílio da equipe, principalmente da equipe de enfermagem. O tema circo foi pensado como forma também de comemorar o dia do circo que acontece em 27 de março.
Durante os dias de produção dos enfeites nas oficinas temáticas, percebemos um envolvimento e dedicação importante por parte dos pacientes. Esse envolvimento é parte complementar do sucesso no cuidado ao dependente químico, os quais muitas vezes já com o afeto e sentimentos positivos prejudicados pelo rompimento social que o uso e abuso de substâncias provoca nas famílias.
Neste contexto, o “fazer” nas oficinas se torna tão ou mais importante que o produto final. Portanto, esse tem sido o objetivo principal das oficinas temáticas, tendo ainda como resultado lindas decorações de aniversário. E para finalizar tudo isso, temos a festividade como espaço de alegria, emoções e sensações vivenciadas e relembradas.
Vale lembrar que bolo, sucos, pipocas e cachorro quente também foram preparados na oficina de culinária do CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial – entre Álcool e outras drogas). A Associação Andorinhas conta com uma equipe multidisciplinar, comprometida e dedicada sem os quais não seria possível a elaboração e realização das atividades de inclusão social que tanto contribuem para melhoria da qualidade de vida de nossos associados/pacientes.
Confira imagens:
Deixe um comentário: