Unidos Venceremos

Compartilhe:

Unidos Venceremos

Unidos Venceremos é um projeto que teve início no dia 06 de abril de 2021, realizado em grupo com os pacientes do CAPS AD III fundamentado nas técnicas de grupo operativo, que é coordenado pelo psicólogo Welerson Carneiro. O projeto acontece semanalmente, todas as terças-feiras.

O grupo operativo é um grupo centrado em uma tarefa que tem por finalidade aprender a pensar em termos da resolução das dificuldades criadas e manifestadas no campo grupal. Ele tem por objetivo proporcionar aos seus participantes um espaço que os auxilie no processo de aprendizagem, seja ela de qualquer natureza, em um movimento de desestruturação, estruturação e reestruturação de conceito. A tarefa que o grupo está hoje implicada é o Manejo das recaídas e das situações de risco.

No primeiro encontro foi feito uma apresentação sobre o que se trata o projeto e discutido o percurso da chegada de cada um até o CAPS AD e como o conheceram. Ocorreu uma dinâmica de integração para estabelecer um vínculo e com o intuito de desenvolver o trabalho em equipe. O segundo encontro propôs uma dinâmica para que os pacientes observassem e apresentassem características do outro, características essas não referentes ao uso de substâncias. No terceiro encontro foi escolhido o nome do grupo e foi proposto aos pacientes que escrevessem em um papel as metas de vida e tratamento que querem alcançar. Foi estipulado um tempo de três meses para serem abertas, quando, então, será avaliado o que foi alcançado, o que está sendo trabalhado ou não, e o que o grupo de fato contribuiu.    

A escolha do nome do projeto “Unidos Venceremos” foi decidida em grupo entre os pacientes. Durante a discussão sobre um nome, concluíram que a palavra “unidos” era a mais apropriada, pois estão e precisam estar unidos para trabalhar e conseguir cumprir o que foi proposto.

Confira algumas imagens dos encontros:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *