Transtornos mentais relacionados ao uso de substâncias psicoativas

Compartilhe:

Transtornos mentais relacionados ao uso de substâncias psicoativas

Considerando a constante necessidade de atualização sobre os assuntos relacionados à saúde mental a equipe da Andorinhas (Associação Ubaense de Saúde Mental – Artes e Culturas) participou de mais um módulo da Educação Continuada em Saúde Mental com ênfase em Álcool e Outras Drogas, o tema foi “Transtornos mentais relacionados ao uso de substâncias psicoativas”, apresentado pelo médico psiquiatra Yuri Luz Felipe, no dia 23 de outubro de 2020.

O objetivo deste assunto foi o de permitir á equipe compreender a relação entre o uso de substâncias e alterações comportamentais e psicóticas. Fornecer subsídios para uma melhor abordagem terapêutica do paciente em situação de intoxicação por drogas de abuso: Drogas mais comum em nosso meio; Mecanismo de ação das drogas e seus efeitos e Métodos diagnósticos e terapêuticos disponíveis.

Yuri esclareceu que o conceito de “droga” engloba as substâncias psicoativas – ou seja, que estabelecem alterações neurológicas capazes de provocar sensações que afetam o sistema psíquico, das mais variadas formas. Relatou alguns conceitos, a classificação e a ação ocasionada no sistema nervoso central. Reforçou que durante o atendimento deve-se avaliar o quadro clínico, atentando-se para as alterações físicas e psíquicas no paciente intoxicado, e AVALIAR, PRIMARIAMENTE, SEUS DADOS VITAIS, estado de consciência e alterações comportamentais, para então aplicar a melhor conduta específica de tratamento. E para finalizar o psiquiatra provocou a reflexão de que LIDAMOS COM PESSOAS, independente se são dependentes químicos ou não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *