QUARTO DESTINO DO PRÉ-SEMINÁRIO DE SAÚDE MENTAL FOI O MUNICÍPIO DE TOCANTINS

Compartilhe:

QUARTO DESTINO DO PRÉ-SEMINÁRIO DE SAÚDE MENTAL FOI O MUNICÍPIO DE TOCANTINS


Seguindo o itinerário, o munícipio de Tocantins – Minas Gerais foi a quarta localidade beneficiada com o Pré-Seminário Andorinhas de Saúde Mental, na tarde do dia 19 de abril de 2022. O evento foi conduzido por Geísa Tavares, enfermeira, Lucas Chiconeli, médico psiquiatra e Welerson Carneiro, psicólogo.

Foram abordados temas como a reforma psiquiátrica e o cuidado em liberdade, a importância do trabalho em rede e a integralidade da assistência, o manejo com a crise em álcool e outras drogas, o processo de reabilitação psicossocial, a reinserção social e o processo de prevenção na clínica de álcool e drogas com adolescentes.

O evento contou com a presença de profissionais da atenção primária e da saúde mental do município e também com a presença dos profissionais da educação. Os professores trouxeram suas dificuldades no trabalho com os adolescentes que fazem o uso de álcool e outras drogas e que deixam muito cedo a escola e se envolvem cada vez mais com o trafico de drogas. A escola por si só tem seu efeito terapêutico garantido, visto que é um lugar de convivência dos pares onde é possível compartilhar as angústias mútuas aliado a sensação de estarem sendo entendidos uns pelos outros.

Falar de prevenção do uso de álcool e de outras drogas com adolescentes é desafiador, pois não há como generalizar as estratégias preventivas uma vez que cada um tem a sua singularidade afetada de maneira diferente. No entanto, vê-se no fortalecimento do trabalho da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), e também na rede intersetorial através dos Centros de Referencia da Assistência Social – CRAS, como uma das melhores apostas para diluir a angústias trazidas pelos adolescentes e com isso escutar deles as estratégias possíveis para manejar o uso que fazem da droga que os expõe a uma alta vulnerabilidade social. Ao final do evento foi servido um delicioso lanche para confraternização dos presentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *