Login

Cadastre-se

Publicado por

OS DANOS SOCIAIS CAUSADOS PELO USO PREJUDICIAL DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

30 de dezembro de 2020 | 0 Comentários

A equipe da Andorinhas (Associação Ubaense de Saúde Mental – Artes e Culturas) participou no dia 09 de outubro de 2020 da Capacitação de Educação Continuada em Saúde Mental com Ênfase em Álcool e Outras Drogas, cujo tema apresentado por Fernanda de Freitas Parma Bórtoli foi “Os Danos Sociais Causados Pelo Uso Prejudicial De Substâncias Psicoativas: Tipos de violências, criminalidades, direitos humanos e família. Que relação é essa?”.

O objetivo desse tema foi entender a relação entre violência, criminalidade, direitos humanos e família, além de compreender a importância da participação dos familiares no tratamento, ofertando cuidado. Saber como deve ser a intervenção da equipe do CAPS AD III em casos de violência e a referência aos serviços da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS.

Temas importantes fizeram parte da discussão como: “O sujeito e sua subjetividade”, “O papel da família na estratégia da atenção psicossocial”, “A complexidade das relações familiares – Conflitos e rompimentos de vínculos”, “Direitos Humanos, Violência e Criminalidade”, “Violência Doméstica e o Abuso de Álcool e Outras Drogas”. Após a apresentação dos temas, foi realizada uma atividade, onde cada grupo deveria responder a três questões: “Quais e quem são essas pessoas?”, “Porque o meio sociocultural tem relação com o uso de substâncias psicoativas?” e “O que são drogas e o que elas fazem com as pessoas?”. Cada grupo tinha um “anfitrião” que permanecia na mesa e os outros participantes atuam como “viajantes” e trocavam de mesa a cada rodada. O objetivo foi que cada profissional expressasse suas idéias em relação aos temas com rabiscos, desenhos, recortes de revistas e/ou palavras-chaves nas cartolinas, e o papel do anfitrião era de conectar as idéias. Na última rodada os “viajantes” retornaram para seus grupos de origem e após houve um momento de debate, onde todos compartilharam suas descobertas promovendo um conhecimento coletivo e a possibilidade de ações em conjunto na vida da PESSOA que está em uso abusivo de substâncias.

Ao final foi lida uma mensagem com o titulo “O que significa vencer?”,  fazendo com que os participantes refletissem que as diferentes estratégias e abordagens utilizadas no tratamento dos pacientes são triunfos, lembrando sempre que a sociedade e as famílias querem que cuidemos da droga, mas é fundamental reforçar que o nosso cuidado é para com as pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas.

Sobreeditor

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *