Login

Cadastre-se

Publicado por

Os Cuidados com a Saúde do Homem e a Prevenção do Câncer de Próstata

1 de dezembro de 2021 | 0 Comentários

Na última sexta-feira, 27/11/2021, foi realizado uma roda de conversa conduzida pela enfermeira Eliane Andrade, onde ela abordou junto aos pacientes-associados o tema “Os cuidados com a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata”.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e responsável por mais de 13 mil mortes anuais, o equivalente a uma morte a cada 40 minutos.

O diagnóstico precoce do câncer de próstata pode-se dar por meio de exame de sangue, conhecido com PSA, e do exame de toque. É recomendado que homens sem histórico familiar da doença se inicie os exames preventivos a partir dos 50 anos. Se for negro, a partir dos 45 anos, uma vez que negros tem uma predisposição genética maior se desenvolver uma alteração na próstata. Se houver histórico familiar deste tipo de câncer, o aconselhável é que se inicie o exame preventivo a partir dos 40 anos.

Foi abordado junto aos pacientes-associados os preconceitos que atravessam os cuidados com a saúde do homem bem como o acesso aos exames preventivos. Ao final da roda de conversa foi distribuído um pedido de exame de sangue (PSA) para que eles pudessem fazê-lo e os que ainda não se encaixam nos critérios para realizar o exame que levassem o pedido para um de seus familiares que se adequam aos referidos critérios.

SobreAndrêssa

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.