Oficina de Pintura em Telas

Compartilhe:

Oficina de Pintura em Telas

As oficinas de pintura em telas, usando a técnica de óleo sobre telas é um dos recursos terapêutico empregados pela nossa equipe no processo de reabilitação e inclusão social dos nossos associados.

Essa forma de expressão visa o estímulo à criatividade, expressividade e ao desenvolvimento de habilidades artísticos e sociais. Acreditamos que por meio dessa ferrameta contribuimos para o despertar de possibilidades antes adormecidas levando cada sujeito a expressar seus sentimentos, e a partir disso construir sua própria  identidade. Além disso, essas atividades promovem a convivência, resgata a autoestima, fortalece laços afetivos sociais, familiares e instituicionias.

Geram ainda, uma produção possível de ser inserida no universo social, artístico e cultural, favorecendo o  compromisso com a vida e com as relaçoes sociais.

Objetivos:

– Interferir de maneira positiva, através da arte e da cultura, para a melhoria da condição de vida de pessoas em vulnerabilidade psicossocial, com sofrimento mental ou que fazem uso prejudicial  de álcool e outras drogas;

– Efetivar a Andorinhas como espaço acolhedor  de alta expressão artístico/cultural que potencializa e valoriza o protagonismo de cada sujeito, proporcionando formas de inserção social, tendo a arte como ferramenta.

– Contribuir com o processo de crescimento artístico/cultural da cidade de Ubá e região, estimulando a consciência social e despertando na comunidade o desejo de apoiar projetos como esse oferecido pela Andorinhas.

Público-alvo:

Pessoas em vulnerabilidade psicossocial;

Pessoas com sofrimento mental;

Pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas;

Familiares dos associados inseridos no projeto;

Mulheres em momentos de fragilidade emocional, conflitos familiares e/ou violência  doméstica.

Acessibilidade e democratização:

A execução das oficinas ocorrem na sede da Associação, das 8 às 17 horas num  espaço amplo, acessível, arejado, bem iliminado aberto ao publico para visitação.

O espaço ainda conta com uma exposição permanente das obras produzidas nas oficinas.

As exposições também acontecem  em outros  lugares públicos como espaços cedidos por faculdades, secretarias municipais e espaços culturais, festivais, especialmente porque estes lugares permitem o acesso de pessoas idosas, crianças e pessoas com necessidades especiais.

Caso as obras em exposição sejam adquiridas, o valor é dividido de maneira simbólica: o artista que desenvolveu a obra,  recebe uma porcentagem por ela e o restante fica na responsabilidade da Andorinhas para a reposição de materiais como tela, tinta, pincel, aguarrás, dentre outros.

Metodologia:

A oficina ocorre uma vez por semana com carga horária de 6 horas semanais, dividida em dois turnos (manhã e tarde). Para sua realização são consideradas o desejo do associado, sua vivência, experiêcia, suas relações com o mundo que o cerca, além de temas espécificos como: passeios, viagens, animais, natureza, e outros. A supervisão é feita por uma profissional formada em Arte Educação e com o auxílio de outras pessoas da equipe.

Número de participantes:

Entre 10 e 15 associados beneficiados.

Carga horária:

Período de 6 horas semanais, divididos em manhã e tarde.

Local de realização:

Sede da Andorinhas– Artes e Culturas (Associação Ubaense de Saúde Mental): Rua Coronel Júlio Soares, 802 – Caxangá, Ubá.

______

Assessoria de Comunicação Andorinhas