Feira do Artesanato destaca produtos confeccionados por atendidos da AUSM

Compartilhe:

Feira do Artesanato destaca produtos confeccionados por atendidos da AUSM

Ubá, MG – Carteiras, agendas, porta-retratos, porta panelas, pesos de porta, porta moedas, panos de prato são alguns dos objetos confeccionados em oficinas da AUSM (Associação Ubaense de Saúde Mental) e posteriormente comercializados na Feira do Artesanato instalada na praça central São Januário.

A comercialização na praça de produtos feitos por pacientes que frequentam o CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras drogas) ocorre uma vez a cada trinta dias ou sempre às segundas sextas-feiras de cada mês. Em datas programadas, de dois a quatro pacientes são convidados a comercializar produtos artesanais na barraca da AUSM.

Foi o que ocorreu na sexta-feira 10 de agosto, quando Carlindo Moreira da Silva e Josiel Inês Donato comercializaram produtos confeccionados por pacientes em oficinas coletivas no CAPS AD III, localizado na rua Coronel Júlio Soares, número 1000.

“É gostoso de conversar e vender”, disseram Carlindo e Josiel, a frente de uma entre um pouco mais de dez barracas montadas na São Januário. Na companhia da enfermeira Geísa Aparecida Tavares, do gerente administrativo Stéfano de Oiveira e das psicólogas Letícia Gonçalves Tolomeu Mendonça e Rafaela Laktim, Carlindo e Josiel atenderam aproximadamente duzentas e cinquenta pessoas que passaram pela praça e pararam para conferir os objetos na Barraca da AUSM.

Entre os nomes de visitas registradas ao longo do dia, figurou o da contadora Fátima Castro. Moradora do bairro Louriçal, Fátima disse à reportagem que até então desconhecia o trabalho de oficina de artesanato desenvolvido pelas pessoas atendidas no Caps AD III.

Ao saber das oficinas de artesanato promovidas pela AUSM, a moradora do bairro Louriçal fez questão de felicitar Carlindo, Josiel e demais participantes pela iniciativa. “Muito válido o trabalho. Valoriza o esforço dos participantes. É fundamental”, disse a contadora.

Na ocasião, a contadora Fátima ainda foi informada do fim dado aos recursos adquiridos com a comercialização dos artesanatos, que são automaticamente revertidos em ações para manutenção da própria oficina desenvolvida pela AUSM, entidade conhecida na cidade por promover ações de reabilitação psicossocial e projetos de vida em benefício da dignidade humana, do respeito e da cidadania das pessoas.

A feira

Realizada de forma regular na praça São Januário há pelos menos três meses, a Feira do Artesanato reúne artesãos do município que passam a usar uma parte de seu espaço físico para expor e comercializar artesanatos em barracas cedidas pelo poder público. A promoção da feira é da Prefeitura Municipal, via Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer.

ASCOM – AUSM

Fotos: Renato S. M.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *