Login

Cadastre-se

Publicado por

ÉTICA, RESPEITO E RESILIÊNCIA NO AMBIENTE DE TRABALHO

31 de dezembro de 2020 | 0 Comentários

É compreendida a necessidade de constante atualização, por isso, a enfermeira Bruna da Silva Reis, no dia 20 de novembro de 2020 ministrou o tema “Ética, respeito e resiliência no ambiente de trabalho”, como parte da Educação Continuada em Saúde Mental com ênfase em álcool e outras drogas, no CAPS AD III.

O objetivo foi compreender os conceitos sobre ética, respeito e resiliência no ambiente de trabalho. Bruna iniciou esclarecendo o significado de ética: “O conjunto de valores, normas e atitudes que conduzem o comportamento dos profissionais dentro de uma empresa. É por meio dela que um profissional apresenta comportamentos adequados ao ambiente de trabalho, sendo guiado por princípios que impactam diretamente a convivência em grupo.

Ressaltou também os princípios da ética profissional que devem existir no ambiente de trabalho, tais como: ser honesto, ter comprometimento, ser prudente, ter humildade, saber fazer e receber críticas, respeitar a privacidade, não prometer o que não se pode cumprir e principalmente evitar fofoca. E também as vantagens de ter um trabalho ético, que são: um bom relacionamento interpessoal, favorecer a criação de motivação para capacitação profissional, favorecer o cenário técnico e pessoal, permitir o exercício do autoconhecimento, respeito com as características físicas e mentais de todos.

Abordou o assunto sobre respeito e ressaltou que traz sua origem do latim “respectus” e significa “olhar outra vez”. Significa ato de respeitar, ter apreço, consideração.

Foi pontuando sobre o código de ética da equipe de enfermagem, e realizada a leitura de pontos fundamentais.

E para encerrar, Bruna falou um pouco sobre resiliência, que é a capacidade que uma pessoa demonstra de adaptar-se e superar as situações adversas a que é exposta.  

Sobreeditor

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *